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Inovação como motor para o crescimento: case da Art Latex


Inovação como motor para o crescimento: case da Art Latex

Aliando a inovação de processos internos e também de produtos, as empresas se renovam com o passar do tempo. Dessa forma, conseguem acompanhar o mercado, evoluir o seu posicionamento de marca e também seu marketshare (percentual do mercado). Essa é uma realidade para a Art Latex, empresa que produz balões para festas e, com quase 30 anos de atuação, tem a inovação como motor para o seu crescimento.

Em 1988, quando foi inaugurada, já existiam empresas de balões no Brasil e o início do atendimento foi focado na demanda do Rio de Janeiro, estado sede da empresa. Com o passar do tempo, alcançaram abrangência nacional e até mesmo internacional, atendendo países do Mercosul e também a Angola.

Pioneirismo no mercado brasileiro

Para difundir o nome da Art Latex e conquistar o mercado, a saída foi a inovação dos produtos, frequentando feiras nacionais e internacionais do segmento para acompanhar as novidades e oferecer balões diferenciados com as melhores relações de custo x benefício. A empresa, por exemplo, foi uma das primeiras a lançar balões redondos no Brasil, utilizados especialmente por profissionais da área de decoração de festas.

A comercialização de balões de borracha existe desde 1847, e em 170 anos de mercado, continuamente apresenta diversas inovações, fruto de um setor de decoração cada vez mais exigente, profissional e moderno. Por isso, a preocupação da Art Latex com a inovação no segmento.

Exclusividade de produtos

“Ganhamos mercado trazendo pioneirismo e hoje somos detentores de produtos exclusivos. Atualmente temos 3 balões de produção exclusiva: o balão espiral, o balão em formato de cabeça de rato e o balão de duas pontas, que é patenteado por nós. O desafio é continuar a trazer produtos diferenciados para o Brasil, com formatos e outros aspectos que ofereçam um resultado diferente e ainda mais atrativo do que se encontra nas festas hoje”, comenta Gabriel Côrrea, supervisor de Marketing da Artlatex.

Facebook de maior alcance mundial no setor

A inovação também se reflete na atuação na internet. A Art Latex tem trabalho bastante ativo nas redes sociais para poder criar proximidade com o consumidor final da marca. Nas redes, são apresentadas fotos para inspiração, vídeos com passo a passo para decoração, entre outros conteúdos. Essas ações fizeram da Art Latex a empresa de balões mais seguida no mundo no Facebook, com mais de 640 mil curtidas.

Inovação também nas vendas

Neste cenário, não adianta apresentar inovações nos produtos se o processo interno é ultrapassado. Por isso, a Art Latex também investiu em maneiras de facilitar e agilizar o seu processo de vendas. A empresa trabalha com 50 representantes comerciais e, desde novembro de 2015, utiliza o sistema Meus Pedidos para organizar e acompanhar as suas atividades.

A indicação para utilização do Meus Pedidos veio dos próprios representantes que já usavam o sistema para outras representadas. Para a adaptação da Art Latex, a implantação foi feita inicialmente com 22 representantes e depois foi liberada a todos.

Agilidade nos pedidos

Antigamente, o controle e organização dos pedidos era feito por duas planilhas de excel. Os pedidos eram recebidos por e-mail, impressos e conferidos. “Hoje esse processo é mais rápido e organizado. O representante pode fazer os pedidos diretamente da rua e, como é online, a gente também tem acesso e pode acompanhar em tempo real. Conseguimos inclusive verificar quando o pedido foi emitido mais não foi enviado, o que otimiza a nossa conferência”, comenta Keila Modesto Federowicz, auxiliar do departamento comercial.

“O sistema também facilita as atividades para os representantes, porque é bem explicativo e, além da agilidade nos pedidos, eles também podem se organizar com agenda e relatórios”, complementa Keila.

Treinamento do sistema

Em casos de implantação de novos sistemas, é importante conhecer bem a nova ferramenta para utilizar da melhor forma os seus recursos. Por isso, a Meus Pedidos realizou um treinamento ao suporte interno da Art Latex, para que fosse repassado ao restante da equipe. A empresa ainda oferece um gerente de contas para a Art Latex, que atende os questionamentos específicos com rapidez e colabora para a melhor utilização do sistema.

“Foi um grande passo implementar o sistema Meus Pedidos. Além de facilitar o trabalho interno, os próprios representantes também o elogiam”, comenta Gabriel Côrrea.

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari

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