4 dicas de como fidelizar clientes e vender mais


4 dicas de como fidelizar clientes e vender mais

A prospecção é essencial para o crescimento das suas vendas, mas de nada adianta investir na busca de novos clientes e esquecer de cuidar dos antigos. A fidelização é, portanto, ainda mais importante e estratégica para o seu negócio do que a prospecção.

Pesquisas apontam que fidelizar clientes é cinco vezes mais barato do que buscar novos consumidores. Além disso, estes compradores fieis geralmente respondem por cerca de 65% das vendas de uma empresa. Afinal de contas, em tempos de vacas magras, é com o apoio deles que você pode contar para superar a crise econômica.

Entretanto, este é um caminho de mão dupla. Da mesma forma que o seu cliente é a sua melhor parceria, você precisa demonstrar o mesmo apoio para fidelizá-lo e conseguir vender mais. Conheça agora 4 dicas infalíveis para fidelizar os seus clientes:

1) Não deixe o cliente com dúvidas

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O primeiro contato com um cliente é feito pelo representante comercial. Se você quiser que ele volte a comprar com você, é preciso oferecer um atendimento excelente, que vá além de vender um produto de qualidade e oferecer um bom preço.

É preciso entender, de fato, qual é a necessidade do cliente e como atendê-lo da melhor maneira possível. Por exemplo, de nada adianta vender um produto X se você sabe que, na realidade, aquele cliente precisa de um produto Y, mesmo que este custe metade de X. Ter essa transparência na relação com o cliente faz com que ele valorize o seu trabalho e, consequentemente, passe a comprar com você sempre que possível.

Muita gente esquece que o pós-venda é tão essencial para o seu negócio quanto a venda em si. Manter um contato constante com o cliente é o primeiro passo do processo de fidelização após a compra. Mande um e-mail ou telefone de tempos em tempos para pedir feedbacks, saber se o produto está atendendo bem às suas necessidades, se ele tem dúvidas quanto ao manuseio do produto etc. Enviar newsletters em datas comemorativas, como aniversário do cliente, Páscoa e Natal também costumam ter um retorno bem positivo.

2) Saiba o que está acontecendo com o seu cliente

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Uma boa fidelização só acontece quando o vendedor sabe, de fato, quais são as necessidades do seu cliente a todo momento. Faça um controle do seu histórico de compras utilizando um sistema de vendas digital e entre em contato com aqueles que estão sem comprar há um certo tempo.

Mas cuidado com a abordagem: não faça cobranças, afinal de contas, ele não tem obrigação de comprar sempre com você. O melhor é perguntar o que está acontecendo e ajudá-lo a encontrar uma solução para isso. Por exemplo, se ele estiver com pouco dinheiro, ofereça condições diferenciadas de pagamento; se o problema for que ele está com produtos em excesso no estoque, dê dicas para ajudá-lo na venda etc.

3) Mantenha canais de comunicação com seu cliente

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Uma comunicação eficaz pode ser o diferencial entre fechar uma compra com você ou com outro fornecedor. Por isso, além do telefone e do e-mail, vale a pena oferecer um catálogo on-line para os seus clientes. Dessa forma, ele pode verificar a sua cartela de produtos no site e pedir um orçamento, tendo certeza de que sua solicitação será atendida, mesmo que você esteja sem tempo para visitá-lo pessoalmente naquele momento.

4) Mime seus clientes

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Um cliente fiel merece tratamento VIP! Por isso, vale a pena investir em alguns mimos, como descontos diferenciados, possibilidade de adquirir um novo produto antes do seu lançamento oficial, brindes em datas comemorativas, dentre outros.

O americano Joe Girard, que bateu o recorde de maior vendedor de carros em um dia (18), em um mês (174), em um ano (1.425) e em 15 anos (13.001), fazia com que cada cliente se sentisse único e especial. Para isso, enviava mensagens personalizadas para todos, isso mesmo depois de a venda ter sido efetuada.

Agora que você já sabe o passo-a-passo, que tal colocar a teoria em prática? Não esqueça de voltar aqui depois e contar pra gente os seus resultados! =)

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Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
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Comentário(s)

  • Raphael Moreira

    Vender em uma palavra: SEDUZIR! 😀

    • Meus Pedidos

      É isso mesmo, Raphael! Melhor definição que esta impossível! Hahahahah
      Abraços e muitas vendas pra você!

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