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6 razões para investir em um representante comercial


6 razões para investir em um representante comercial

Os representantes comerciais são profissionais autônomos, sem vínculo empregatício, e que podem representar várias empresas ao mesmo tempo, atuando em diversas frentes do mercado. Em função disso, muitos fabricantes e distribuidores se sentem inseguros na hora de investir em ferramentas e treinamento para esses profissionais.

Mas a verdade é que qualquer iniciativa voltada a aprimorar o trabalho dos representantes em campo, como a implantação de dispositivos móveis e apps, pode trazer resultados incríveis para a sua empresa. Conheça agora 6 razões para investir em seus representantes comerciais:

Eles são multiplicadores da sua marca

Quando a empresa oferece para o seu representante um dispositivo móvel ou software para a gestão de pedidos, o resultado costuma ser interessante: em geral, o representante opta por utilizar essas ferramentas, mais simples e ágeis, nas visitas com os clientes.

Além de ser mais fácil de carregar do que planilhas, formulários e catálogos impressos, o sistema digital ainda agrega valor à marca da sua empresa, associando-a à busca constante por inovação. Esses fatores só têm a aumentar o interesse do cliente na hora da venda, assim como a motivação do representante comercial, que se torna um verdadeiro embaixador da sua marca.

Eles reduzem o turnover

Se o representante comercial está satisfeito com os métodos e ferramentas de trabalho da sua marca, as chances de que ele deixe a empresa de forma precoce também são reduzidas. Essa diminuição no turnover (termo em inglês para designar a rotatividade de pessoal)  da equipe de vendedores é fundamental para reduzir ou eliminar gastos com treinamento para profissionais que deixarão a empresa em pouco tempo.

Além de que vendedores mais experientes conhecem melhor o produto que vendem, o que aumenta as chances de fechar negócios com possíveis compradores. Eles também possuem uma lista de clientes fieis, algo que só pode trazer resultados positivos para a sua empresa.

Eles ajudam na gestão do seu negócio

Investir no representante comercial facilita o trabalho em campo, e ainda melhora a vida dos gestores no escritório. Como os vendedores vão utilizar um sistema digital hospedado na nuvem, sua empresa terá acesso praticamente em tempo real a todo este processo de vendas.

Dá para saber quais produtos têm mais demanda no mercado, o perfil de cada cliente que consome seu produto, além de acompanhar o desempenho da sua equipe. Assim fica mais fácil conhecer os pontos que precisam de melhorias e quais as estratégias que devem ser adotadas pela empresa.

Eles aumentam a eficiência dos processos

Usar aplicativos para efetuar uma venda agiliza o trabalho dos representantes comerciais, já que, na hora da visita com o cliente já é possível emitir um pedido de venda. Isso significa que a sua empresa também poderá dar sequência ao processo de vendas de forma mais rápida.

Assim, por exemplo, fica mais fácil disponibilizar os itens solicitados para o cliente que, por sua vez, terá uma percepção ainda melhor sobre a eficiência dos serviços prestados.

Eles aprimoram o relacionamento com seus clientes

Investir em ferramentas de venda digital e em treinamentos aumenta a eficiência da sua equipe de representantes comerciais. Isso significa que eles irão gastar menos tempo localizando produtos no catálogo  e fazendo um controle das vendas do dia, já que todo o processo será automatizado.

Assim, o profissional ganha um tempo extra para tarefas mais estratégicas do que operacionais, como em melhorar o relacionamento com o cliente visando à realização de negócios no futuro. Confira o post “O poder da venda consultiva” para saber mais sobre a relação com o comprador.

Eles melhoram a percepção da sua marca

Outra razão menos tangível, mas extremamente benéfica, para investir em representantes comerciais é a imagem positiva que eles podem agregar à sua marca. Lidando com um profissional mais experiente e que conhece bem o produto que vende, além de ter acesso a um portfólio completo de produtos ao alcance de um clique, o cliente tem uma experiência bem mais agradável e satisfatória.

Isso demonstra que a sua empresa se preocupa com seus consumidores, o que melhora a percepção geral da sua marca. Portanto, investir em um software de vendas e em treinamento para a sua equipe de representantes comerciais trará um retorno positivo para a sua empresa em diversas frentes: aumento da lista de clientes, valorização da sua marca, destaque em relação à concorrência e, claro, aumento das vendas dos seus produtos.

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Tem alguma dúvida ou experiência para compartilhar com a gente? É só deixar um comentário!

 

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