A tecnologia pode ajudar na redução de custos


A tecnologia pode ajudar na redução de custos

Com certeza já te disseram que, em tempos de crise, é preciso focar na redução de custos. Mas saber exatamente o que reduzir sem afetar o seu negócio não é tão simples assim. Uma estratégia adotada por muitas empresas é utilizar a tecnologia para otimizar processos. Conheça algumas soluções que também podem ajudá-lo:

Serviços de nuvem

O armazenamento de informações na nuvem, ou cloud, pode gerar uma redução de custos de até 20% na sua empresa, segundo pesquisa do Sebrae. O motivo é simples: quando você coloca os seus dados em um servidor externo, não precisa gastar com o desenvolvimento de um hardware próprio. Além de ter mais segurança, já que estes servidores seguem rígidos padrões internacionais, você ainda evita gastos com manutenção e aluguel de um espaço físico.

Skype e aplicativos

O custo com serviços de telefonia é um dos mais relevantes para a maioria dos pequenos e médios negócios. Por sorte, há um modo simples e ágil de reduzir estes gastos: a tecnologia VoIP, que permite a transmissão de voz através da internet. Um dos serviços mais conhecidos desse tipo é o Skype que, inclusive, faz ligações para telefones por um preço bem inferior ao cobrado pelas operadoras de telefonia.

Aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, também são uma ótima ferramenta de comunicação com os clientes; além de ajudar na fidelização.

Sistema de pedidos online

Inicialmente, pode parecer absurdo trocar as planilhas do Excel por um sistema digital de pedidos. Mas o ganho em agilidade e produtividade compensa o investimento, cujo retorno em vendas pode ser de até 29% após o primeiro mês de uso*.

Isso se deve ao aprimoramento da gestão de vendas, já que é possível acompanhar o histórico de compras de cada cliente em tempo real, conferir a agenda de visitas e ainda verificar o pagamento das comissões. O resultado é a redução do tempo gasto com atividades operacionais, como o preenchimento de planilhas e relatórios, em até 7,2 horas semanais por vendedor*.

Com esse tempo extra, o representante pode se dedicar a demandas mais estratégicas de prospecção e fidelização de clientes; o que resulta em aumento da produtividade e, consequentemente, das vendas.

Quer conhecer outras dicas para lidar com a crise? Então confira o nosso post sobre como aumentar preços sem perder os clientes. Depois conta pra gente o que achou =)

*Pesquisa realizada com mais de mil usuários do Meus Pedidos em abril de 2015.
Meus Pedidos

Meus Pedidos

Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
Meus Pedidos

Assine o blog

Fique atualizado e receba no seu email nossos E-books, planilhas, novidades e notícias sobre vendas.

E aí, o que achou do post? :)

Comentário(s)

Compartilhar
Twittar
Compartilhar
+1