A tecnologia pode ajudar na redução de custos


A tecnologia pode ajudar na redução de custos

Com certeza já te disseram que, em tempos de crise, é preciso focar na redução de custos. Mas saber exatamente o que reduzir sem afetar o seu negócio não é tão simples assim. Uma estratégia adotada por muitas empresas é utilizar a tecnologia para otimizar processos. Conheça algumas soluções que também podem ajudá-lo:

Serviços de nuvem

O armazenamento de informações na nuvem, ou cloud, pode gerar uma redução de custos de até 20% na sua empresa, segundo pesquisa do Sebrae. O motivo é simples: quando você coloca os seus dados em um servidor externo, não precisa gastar com o desenvolvimento de um hardware próprio. Além de ter mais segurança, já que estes servidores seguem rígidos padrões internacionais, você ainda evita gastos com manutenção e aluguel de um espaço físico.

Skype e aplicativos

O custo com serviços de telefonia é um dos mais relevantes para a maioria dos pequenos e médios negócios. Por sorte, há um modo simples e ágil de reduzir estes gastos: a tecnologia VoIP, que permite a transmissão de voz através da internet. Um dos serviços mais conhecidos desse tipo é o Skype que, inclusive, faz ligações para telefones por um preço bem inferior ao cobrado pelas operadoras de telefonia.

Aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, também são uma ótima ferramenta de comunicação com os clientes; além de ajudar na fidelização.

Sistema de pedidos online

Inicialmente, pode parecer absurdo trocar as planilhas do Excel por um sistema digital de pedidos. Mas o ganho em agilidade e produtividade compensa o investimento, cujo retorno em vendas pode ser de até 29% após o primeiro mês de uso*.

Isso se deve ao aprimoramento da gestão de vendas, já que é possível acompanhar o histórico de compras de cada cliente em tempo real, conferir a agenda de visitas e ainda verificar o pagamento das comissões. O resultado é a redução do tempo gasto com atividades operacionais, como o preenchimento de planilhas e relatórios, em até 7,2 horas semanais por vendedor*.

Com esse tempo extra, o representante pode se dedicar a demandas mais estratégicas de prospecção e fidelização de clientes; o que resulta em aumento da produtividade e, consequentemente, das vendas.

Quer conhecer outras dicas para lidar com a crise? Então confira o nosso post sobre como aumentar preços sem perder os clientes. Depois conta pra gente o que achou =)

*Pesquisa realizada com mais de mil usuários do Meus Pedidos em abril de 2015.
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