Aprenda a reduzir custos no seu processo de vendas


Aprenda a reduzir custos no seu processo de vendas

Uma das formas de aumentar seus ganhos nas vendas é reduzindo os seus custos. E com um pouco de criatividade, estratégia e o apoio de boas ferramentas essa redução pode acontecer e gerar ótimos resultados.

O primeiro passo é fazer uma análise cuidadosa dos seus custos. Veja o quanto é gasto com viagens, hospedagens, alimentação, tarifas bancárias, premiações a clientes, telefone, entre outros. Isso permitirá que você faça comparações e também compreenda se vale a pena investir em determinada ferramenta ou ação.

Depois de ter todos os seus custos mapeados, fica fácil decidir o que vale a pena reduzir ou investir e pensar em estratégias para que essa mudança não impacte negativamente os seus resultados ou ainda traga mais vendas.

Claro que cada negócio tem as suas peculiaridades e podem ter diferentes itens a serem trabalhados, mas levantamos alguns pontos que normalmente podem ser adotados por diferentes tipos de empresas.

Renegocie “pequenos” gastos

Sabe aquele dinheirinho que você não sabe onde foi parar? Mantendo um orçamento completo e atualizado, você vai perceber que os pequenos gastos acabam impactando. Avalie o que é supérfluo e crie metas para reduzir esses custos.

A tarifa bancária é um exemplo bastante claro disso. Você realmente utiliza todos os serviços que o banco oferece? Se você negociar e mudar a sua tarifa de R$50 por mês para R$30, já serão R$240 a mais no seu orçamento no ano.

Reveja os custos com telefone

Os custos com telefone estão muito altos? Já pensou em utilizar ferramentas digitais para fazer os seus contatos? Skype e ligações por whatsapp são boas opções a custos baixíssimos.

O Skype, inclusive, permite que você compre créditos para ligações para telefones, ou seja, a outra pessoa não precisa estar na internet ou conectada ao skype para receber a sua chamada, ela irá atendê-lo normalmente pelo seu telefone.

Você também pode negociar com a sua operadora telefônica ou verificar se há planos mais adequados à sua realidade.

Seja organizado e planeje suas visitas

A organização no trabalho também te fará economizar dinheiro. Pense em todos os seus clientes e saiba quais são os principais, quantas visitas é importante fazer a eles por mês, veja quais são os clientes de diferentes regiões e planeje suas visitas a partir dessas informações.

Dividir as visitas por regiões ou melhorar o contato com quem é mais relevante na sua carteira pode gerar boas economias. Em algumas situações, por exemplo se é necessário pagar o estacionamento, pode ser vantajoso ir de Uber, EasyTáxi ou outras formas de transporte.

Invista em tecnologias que tragam resultados

O tempo gasto com retrabalho também é um custo a ser levado em consideração. Neste sentido, às vezes um investimento em uma nova ferramenta pode gerar redução de custos. Um sistema de automação de força de vendas, por exemplo, pode ajudar muito a ganhar tempo e poupar dinheiro.

Além dos pedidos virem corretos, é possível ter acesso a diversas informações relevantes das suas vendas, o que colabora no planejamento, na demonstração de resultados, entre outros aspectos.

Outra sugestão é investir em um e-commerce B2B, que pode otimizar suas vendas e também suas visitas, já que essa tecnologia facilita o contato e a venda ao cliente. Os clientes mais distantes, por exemplo, podem ser atendidos pelo e-commerce B2B, com visitas mais esporádicas. Assim, é possível economizar com gasolina, estadia e outros custos referentes à viagens e até mesmo atender clientes mais distantes com eficiência.

Veja aqui como aumentar suas vendas com um e-commerce B2B

Libere a criatividade

O exercício aqui é “pensar fora da caixa”. Pense em soluções criativas, que tenham baixo custo e possam trazer resultados. Essa regra vale para todo o processo, e as soluções podem servir para agregar valor ao seu produto ou substituir uma prática por outra mais eficiente.

Se você tiver dúvidas se deve aplicar uma solução com seus clientes, faça um teste-piloto com uma parte deles, e verifique se eles aprovam a mudança e também o quanto isso impacta no seu resultado.

Seja seguindo essas dicas ou pensando em outras otimizações de custos, o importante é não se acomodar e saber que sempre é possível fazer diferente e melhorar seus processos de vendas.

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