Quer aumentar suas vendas? Ajude seu cliente!


Quer aumentar suas vendas? Ajude seu cliente!

Neste domingo, dia 15 de março, comemora-se o Dia Mundial do Consumidor. A data foi instituída em 1983, quando as discussões sobre os direitos e deveres do consumidor ganharam notoriedade. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor cuida da proteção ao cliente, com o respaldo do Procon desde 1990.

O representante comercial é uma peça fundamental desse processo, já que é ele que se relaciona diretamente com o cliente, seja pessoa jurídica ou física, vendendo produtos e serviços nos mais variados setores. Um dos maiores desafios para quem trabalha com vendas é justamente esse: saber qual é a necessidade do cliente e descobrir como o produto oferecido irá ajudá-lo a resolver este problema.

“O importante não é aprender a vender um produto, mas sim a ajudar as pessoas. A venda é uma consequência desse ato”, explica o representante comercial Anderson Heller, há 15 anos no mercado. “Torne-se um consultor especialista nessa área, conheça os benefícios oferecidos pelo seu produto, saiba como agradar o cliente”, completa.

Consumidor satisfeito, cliente fiel

Quem se preocupa apenas com metas, em muitos casos, acaba se esquecendo do fator humano associado a todo trabalho na área de vendas. De nada adianta você oferecer os melhores produtos do mercado, com um preço acessível se, na hora da reunião com o cliente, você está visivelmente com pressa e sem se preocupar em atendê-lo bem.

Uma dica é sempre se colocar no lugar do cliente. Pense nos momentos em que você precisou comprar algo e desistiu porque o atendimento não foi bacana. É muito chato, não é mesmo? O cliente procura quem dá o melhor atendimento, e não apenas o melhor preço. #ficaadica

Uma imagem vale mais do que mil palavras?

Causar uma boa impressão no cliente também pode fazer toda a diferença na hora de fechar uma venda. Isso não quer dizer, necessariamente, usar terno e gravata, mas ter uma aparência profissional e séria. É transparecer a imagem de que você sabe do que está falando e de que entende sobre o setor em que atua.

Uma dica é usar um aplicativo de vendas no tablet ou no smartphone. Assim fica mais fácil mostrar os produtos disponíveis, fazer orçamentos e emitir pedidos. “O app passa essa imagem de consultor técnico, e não apenas de um vendedor comum. Para quem atua em um mercado complexo como o da área da saúde, isso faz com que o cliente dê mais atenção ao seu produto”, explica Anderson.

Fechar uma venda não é fácil, ter um cliente fiel e satisfeito é mais difícil ainda. Mas com profissionalismo, empatia e respeito é possível vencer esse desafio! Confira dicas práticas de vendas no e-book gratuito “9 técnicas que vão te ajudar a fechar negócios mais rápido”. 

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