Como a imagem pessoal nas redes sociais pode afetar seu negócio?


Como a imagem pessoal nas redes sociais pode afetar seu negócio?

As mídias sociais são um dos locais favoritos para quem passa muito tempo na internet. Você sabia que, entre todos os adultos que navegam, mais de 70% já possuem perfis ativos em redes sociais?

Qualquer espaço em que praticamente todo mundo está presente é obviamente uma excelente oportunidade para as marcas e representantes comerciais que estão em busca de maior exposição e de novos negócios. Mas, quando a presença nas redes sociais não é bem gerenciada, o tiro pode sair pela culatra. Saiba como a imagem pessoal nesse ambiente pode afetar seu negócio:

Vigilância constante

Quando você tem um perfil nas redes sociais, é normal que chefes, clientes, fornecedores, parceiros e colegas de trabalho queiram se conectar a você.

Apesar de ser um passo a mais no relacionamento com pessoas importantes para o seu negócio, o lado negativo da nova amizade virtual é a possibilidade de vigilância eterna. Afinal, as publicações, check-in, curtidas, comentários, compartilhamentos e outras ações realizadas nas redes sociais poderão ser visualizadas por qualquer seguidor, fazendo a sua privacidade ir pelos ares.

Além disso, mesmo que você esteja cumprindo rigorosamente suas metas, o uso constante das redes sociais durante o horário comercial, por exemplo, pode passar uma impressão negativa de “enrolação” no ambiente de trabalho. Mas fique tranquilo: isso não significa que você não possa postar o quanto quiser à noite ou nos fins de semana.

Publicações perigosas

Muitas pessoas usam as redes sociais para desabafar contra situações absurdas ou injustas que vivenciam no dia a dia, em busca de apoio de amigos, familiares e conhecidos.

Mas, para o representante comercial, esse tipo de publicação pode trazer à tona críticas diretas ou indiretas a clientes e/ou empresas que representa. Nesse caso, mesmo que anônimo, o recado pode ser entendido pela “vítima” da postagem. Ou, o que é pior: a carapuça pode servir em pessoas erradas, rapidamente minando a sua confiança e credibilidade no mercado.

Entrando em polêmicas

Basta uma navegada em seu feed de notícias para perceber que as redes sociais já se tornaram um dos espaços em que as pessoas mais discutem assuntos importantes e de interesse público.

No entanto, quando um representante comercial decide deixar sua opinião acerca de temas espinhosos, como política, religião e futebol, ele está se arriscando bastante. Afinal, não importa qual correta a opinião possa parecer, ainda assim ela pode gerar percepções e sentimentos negativos em clientes, parceiros e colegas de trabalho, o que exige muita atenção e tato na hora de postar.

Gafes indesejadas

Outra forma em que as redes sociais podem afetar os negócios dos representantes comerciais é por meio das gafes, sejam elas grandes ou pequenas.

Erros frequentes de português ou o compartilhamento de informações falsas, por exemplo, demonstram falta de profissionalismo por parte do vendedor. E, mesmo que as redes sociais sejam um ambiente altamente descontraído, elas são cruciais na construção da imagem pessoal de um profissional e, nesse tipo de gafe, acabam se virando contra ele.

Se, por um lado as redes sociais podem afetar um negócio de tantas formas negativas, de outro elas contribuem (e muito!) para a criação e a manutenção de relacionamentos profissionais. Saiba mais nesse post sobre como criar um perfil no LinkedIn para vender mais.

Vale a pena usar as redes sociais como apoio às suas atividades profissionais, apenas certifique-se de usá-las da melhor forma possível, guardando determinados assuntos para conversas particulares entre amigos e familiares.

Quer conferir outras dicas para aprimorar seu desempenho nas vendas? Saiba mais no blog do Meus Pedidos!

Já passou por uma situação embaraçosa nas redes sociais? Conte pra gente nos comentários 😉

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