Como atingir suas metas de vendas


Como atingir suas metas de vendas

Se você está em busca da receita ideal para alcançar as metas de vendas, esqueça! Os bons representantes comerciais sabem que, para vender mais, não existe fórmula. Por isso, dificilmente se conformarão com roteiros inflexíveis fornecidos por uma empresa.

Mas, ainda que as fórmulas prontas por si só não sejam suficientes, os vendedores que querem melhorar seu desempenho podem e devem seguir algumas dicas úteis para alcançar as metas, desde que saibam adaptá-las à realidade que enfrentam em campo.

Expanda os horizontes

Os bons vendedores sabem que receberão muitas respostas negativas antes de encontrarem um perfil de público realmente interessado no produto ou serviço que comercializam.

Por isso, é fundamental dedicar algumas horas, semanalmente, para a identificação de possíveis consumidores que podem ser abordados em visitas ou abordagens futuras.

Mude a abordagem

A cada dia, as pessoas se tornam mais cientes de seu papel como clientes e querem tomar decisões de compra totalmente alinhadas às suas necessidades e hábitos individuais. Isso torna o papel do vendedor ainda mais desafiador, exigindo que ele se prepare melhor para o momento da venda. Por isso, caso você não esteja alcançando as metas definidas, teste outros tipos de abordagem com os prospects, mesmo que eles não sejam comuns em sua área de atuação.

Lembre-se de que cada pessoa pode reagir de uma forma à aproximação de um vendedor e, por isso, uma boa maneira de buscar melhores resultados é testar continuamente novas abordagens até encontrar um formato ideal.

Conheça a negociação

Muitos vendedores perdem oportunidades valiosas de negócio por chegarem despreparados aos encontros com os possíveis clientes.

Ainda que você não siga um roteiro pré-definido, estude as propostas de valor da empresa e as possíveis negativas que os clientes podem oferecer para cada uma delas. Isso ajudará a prever e contestar os argumentos contrários, o que faz com que o cliente entenda melhor o produto ou serviço oferecido ou como ele pode atender as suas necessidades.

Acompanhe as metas diariamente

Não é raro que algumas empresas e vendedores analisem as metas e o progresso da equipe em períodos apenas uma vês por mês, ou as vezes em até períodos maiores.

Uma boa dica para aumentar as chances de atingir as metas, portanto, é acompanhá-las ao final de cada dia de trabalho, pois assim é possível identificar oportunidades de melhoria que já podem ser aplicadas logo em seguida. Dessa forma, evita-se que os gargalos sejam percebidos somente quando já não há muito o que fazer para recuperar o tempo perdido e atingir a meta mensal.

Gráfico de acompanhamento de metas

Acompanhamento de metas diário no Meus PedidosAcessar site do Meus Pedidos

Evite fazer com que o excepcional vire rotineiro

Promoções têm um papel importante em alguns casos para alavancar as vendas, responder a uma crise do mercado ou atender a alguma oportunidade específica, mas elas não podem se tornar rotineiras. Há empresas que fazem promoção todo final de mês para o atingimento das metas e não se dão conta que no longo prazo estão “canibalizando” a si mesmo. Faça as  promoções com consciência!

Aceite a colaboração

Uma vez por semana ou por mês, também é interessante interagir com colegas, com o superior imediato ou até mesmo com pessoas que não tenham qualquer relação com o seu trabalho. Converse com essas pessoas sobre os desafios enfrentados no alcance das metas, pois isso pode trazer insights valiosos sobre o que é preciso fazer para obter melhores resultados nos próximos períodos de apuração das vendas.

Gerenciar os resultados das vendas de forma mais simples e ágil é fundamental para que os representantes comerciais tomem medidas mais assertivas de melhoria do desempenho a tempo de alcançar as metas.

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