Como aumentar a sua autoconfiança para vender mais


Como aumentar a sua autoconfiança para vender mais

Imagine a seguinte situação: você está procurando profissionais de vendas para trabalhar com você. Após algumas entrevistas, fica na dúvida entre dois candidatos. Os dois tem um currículo muito parecido e demonstraram muita habilidade com vendas, mas o perfil comportamental é bem diferente.

Um deles é super espontâneo e comunicativo, sabe o nome de todo mundo da empresa de cor e até já saiu para o happy hour com o pessoal. Já o outro é mais reservado, foi educado, mas não buscou um contato mais próximo. Qual deles você escolheria?

A resposta pode não ser fácil mas, segundo muitos especialistas em vendas, o primeiro candidato teria sido escolhido sem hesitação pela grande maioria dos gestores. Por quê? Simplesmente porque ele soube se vender melhor, chamou atenção para si de um jeito agradável. E são atitudes como esta que são lembradas pelas pessoas.

Mas qual o segredo?

Autoconfiança. Pessoas autoconfiantes são agradáveis e fazem com que os outros se sintam confortáveis perto delas. “Autoconfiança é sedutor. Pessoas autoconfiantes sempre parecem bem-sucedidas”, já dizia o guru de vendas Jeb Blount.

Mas o que fazer para se tornar mais autoconfiante?

1) Enfrente seus medos

Corajoso não é quem não tem medo, mas quem recebe os seus pesadelos de braços abertos. Todo mundo tem medo de algo, pode ter certeza. Mas os grandes vencedores sabem como enfrentar estes medos e usar isso a seu favor. Por exemplo, se você tem medo do cold call, que tal começar praticando com conhecidos? Simule situações de vendas e perceba como, com o tempo, você irá fazer isso naturalmente.

2) Saiba quem você é

Autoconfiança vem com o tempo, envolve ter a consciência dos seus pontos fortes e saber desenvolvê-los. E isso só acontece quando você conhece bem a si mesmo. Pare e reflita sobre as coisas que você gosta e o que não gosta em você. Faça isso considerando tanto suas habilidades profissionais quanto suas características pessoais.

Por exemplo, se você perceber que todo mundo te procura quando precisa desabafar, isso é um sinal de que você é um bom ouvinte. E saber ouvir é um dos principais fatores que te ajudam a fidelizar clientes. Valorize isso!

3) Invista no seu bem-estar

Já reparou que toda matéria que sai sobre os hábitos de vendedores de sucesso deixa claro que eles não vivem para trabalhar? Não é o excesso de trabalho que vai fazer você ser bem-sucedido, mas sim a dedicação com que você se entrega no dia a dia.

E é impossível fechar uma boa venda se você sempre aparecer cansado e abatido na frente do cliente. Lembre-se que pessoas entusiasmadas são mais agradáveis e ninguém consegue ter ânimo para isso se tiver virado a noite trabalhando, não é?

Por isso, organize a sua rotina de modo a ter um tempo livre para você, nem que seja apenas uma hora por dia. Use esse tempo para se dedicar a um hobbie e ficar com a família. Conheça outras dicas sobre gestão de tempo.

4) Seja você mesmo

A autoconfiança está diretamente associada ao orgulho de ser quem você é. Não adianta interpretar um papel, fingir ser o cara descolado se você é uma pessoa tímida. Há muitas vantagens na timidez, basta você saber tirar proveito delas.

Parece clichê, mas é a mais pura verdade: ame-se em primeiro lugar e, assim, os outros vão te amar também. Pois a “autenticidade é o fruto da autoconfiança”, já dizia Jeb Blount. 😉

Você conhece outras dicas para ser mais autoconfiante? Então compartilhe com a gente nos comentários!

Meus Pedidos

Meus Pedidos

Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
Meus Pedidos

Assine o blog

Fique atualizado e receba no seu email nossos E-books, planilhas, novidades e notícias sobre vendas.

E aí, o que achou do post? :)

Comentário(s)