Como aumentar suas vendas com um e-commerce B2B


Como aumentar suas vendas com um e-commerce B2B

Uma das formas de utilizar a tecnologia a seu favor, oferecer comodidade ao seu cliente e ainda aumentar seus resultados é com a utilização de um e-commerce B2B. Essa é uma forte tendência no segmento de vendas e tem conquistado cada vez mais adeptos.

Mas, assim como qualquer processo e inovação, simplesmente adquirir essa ferramenta e não utilizá-la e divulgá-la da forma correta, fará com que o recurso seja subutilizado e os resultados não sejam tão bons quanto esperado.

Por isso, preparamos algumas dicas para você obter o máximo de retorno com o seu e-commerce B2B e, realmente, evoluir a sua forma de vender.

1. Divulgue o seu novo canal de vendas

Seus clientes não vão descobrir sozinhos que você tem uma plataforma virtual para receber pedidos. Então, é importante que seus clientes sejam avisados da novidade.

Durante a visita, fale do novo canal de vendas e mostre como é fácil e seguro fazer pedidos desta forma. Aproveite a ocasião e crie um atalho do site na área de trabalho do computador do seu cliente. Assim, com um clique ele já acessa a sua plataforma de vendas.

Coloque o endereço virtual na sua assinatura de e-mail e no cartão de visitas, envie mensagens por e-mail e whatsapp falando do e-commerce, e avise por esses meios quando há novidades e promoções na sua plataforma. Esteja em contato com o seu cliente e faça com que ele se lembre do seu e-commerce.

2. Facilite as ações para o seu cliente

Tenha o seu e-commerce B2B bem estruturado, com fotos, descrições e detalhamentos dos produtos. Separe seus produtos por categoria, assim o cliente irá acessar o que precisa com facilidade e ainda pode ver outros produtos do mesmo segmento, com maior possibilidade de aumentar suas compras.

Você também pode criar as categorias “promoções” e “lançamentos” e colocar ali os respectivos produtos. Essas palavras são fortes e, certamente, vão chamar a atenção do seu cliente.

3. Treine seus vendedores e faça campanhas

Caso você seja um gestor comercial que está oferecendo o e-commerce B2B aos seus vendedores, é importante mostrar como a ferramenta pode otimizar o trabalho deles. Uma boa prática é manter a mesma política de comissão já utilizada normalmente, afinal, estes vendedores são os responsáveis pelo cliente e têm a possibilidade de trabalhar junto a eles para aumentar o seu ticket médio.

Os vendedores e representantes também devem acreditar na proposta do e-commerce B2B e compreender como eles podem usá-lo a seu favor. Se eles se sentirem intimidados com a nova ferramenta, não farão a divulgação necessária, nem mesmo passarão a instrução para os clientes, gerando menos resultados.

Para estimular o uso do e-commerce B2B, também é interessante fazer campanhas internas, como, por exemplo, oferecer premiações para os vendedores que tiverem mais pedidos emitidos pela plataforma.

Essas campanhas também podem ser feitas com os clientes, oferecendo brindes ou desconto em próximas compras.

4. Acompanhe os clientes de perto

A ideia do e-commerce B2B, é que você esteja mais próximo do seu cliente, a qualquer momento que ele precisar. Quando você receber um pedido pelo e-commerce B2B, analise as últimas compras do cliente e ligue para ele para oferecer alguma nova oferta ou produto e para verificar se ele precisa de alguma assistência. Com o Meus Pedidos, você pode alterar o orçamento do seu cliente e depois disso emitir o pedido para a fábrica.

Dessa forma, é possível diminuir os custos com visitas de reposição, focar o planejamento em visitas de maior valor agregado e ainda aumentar o ticket médio do seu cliente. Mas para isso, é importante manter uma boa comunicação e relacionamento com o seu cliente, para que ele não se sinta desamparado.

5. Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação mostram que você se importa com a opinião do seu cliente e ainda proporcionam dados para identificar o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. Por isso, vale a pena perguntar aos clientes se eles estão gostando de usar o e-commerce B2B e também da atuação do vendedor.

Analise as respostas e, realmente, busque por alternativas para melhorar a experiência do seu cliente.

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Com um pouco de planejamento e pequenas ações, é possível aumentar os seus lucros de forma significativa. Se você tem outras dicas de como aumentar as vendas com um e-commerce B2B, compartilhe com a gente nos comentários!

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