Como criar um perfil no LinkedIn que te ajude a vender mais


Como criar um perfil no LinkedIn que te ajude a vender mais

Ainda que muitas pessoas não o conheçam, o LinkedIn é uma das redes sociais mais antigas do mundo. Lançado em 2003 e com mais de 300 milhões de usuários únicos, o site é uma excelente oportunidade para que os vendedores estabeleçam relacionamentos com seus prospects em busca de novos negócios.

Para criar um perfil no LinkedIn, basta acessar o site da rede social e clicar no link “Cadastre-se agora mesmo”. Em seguida, será necessário preencher alguns dados de login (como e-mail, nome de usuário e senha). Além disso, a rede social possui diversas informações a serem completadas pelo usuário no momento do cadastro, como Experiência profissional, Competências, Formação Acadêmica, Idiomas, Localização, entre outras.

Após criar um perfil bem completo, chegou a hora de fazer com que ele te ajude a vender mais. Confira algumas dicas de como fazer isso:

Aumente seu círculo de conexões

Com o perfil criado, uma das primeiras ações a serem tomadas é criar novas conexões. Portanto, busque amigos e conhecidos que estudaram ou trabalharam com você e que já estão presentes no LinkedIn (a própria ferramenta te ajuda a fazer isso de forma automática, a partir do seu endereço de e-mail).

Quanto mais conexões você tiver, maior a visibilidade do seu perfil e, consequentemente, maiores as chances de novas oportunidades de negócio. No entanto, não saia por aí adicionado pessoas sem antes conhecê-las, pois esse hábito é mal visto e pode gerar o efeito contrário.

Para as pessoas mais importantes em seu círculo, não se esqueça de manter contato periódico, trocando ideias e informações profissionais.

Peça recomendações

O LinkedIn possui uma ferramenta interessante em que seus colegas de trabalho confirmam se você realmente possui determinadas competências listadas no perfil.

Essa é uma excelente maneira de comprovar ao seu círculo social seus conhecimentos e habilidades em determinados segmentos, o que pode ajudar a aumentar seu poder de influência e facilitar os processos de venda consultiva.

Entre no jogo

Outra vantagem do LinkedIn são os grupos de discussão. Nessas comunidades, é possível compartilhar artigos e informações com outros usuários, o que contribui para identificar pessoas que podem precisar dos produtos e serviços que você representa. Temos um grupo chamado Representante Comercial – Brasil, que é um ótimo lugar para trocar informações e encontrar oportunidades. Se quiser fazer parte dele clique aqui.

Tenha em mente que sua participação nesses grupos deve ser constante: para que você se torne referência para suas conexões, de nada irá adiantar aparecer somente de vez em quando.

Siga seus prospects

Além de criar conexões, também é possível seguir empresas e usuários para acompanhar o que eles postam no LinkedIn. Com esse recurso, os vendedores podem monitorar as atualizações de seus prospects e identificar os momentos mais interessantes para fazer uma abordagem mais direta de vendas.

Não pratique spam

Ainda que você queira usar o LinkedIn para vender mais, lembre-se de que o principal objetivo dessa rede social é a construção de relacionamentos profissionais.

Por isso, evite anunciar os produtos e serviços que você representa de forma repetitiva e busque sempre compartilhar informações úteis que possam despertar o interesse de possíveis compradores de forma mais natural.

Não se esqueça de manter seu perfil sempre atualizado e ativo, pois isso é mais um sinal de que você é um profissional empenhado em bons resultados, transmitindo uma imagem de confiança para seus potenciais parceiros e clientes.

Se ficou com alguma dúvida, escreva para nós através dos comentários!

 

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