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Como escolher as melhores tecnologias para aumentar seus resultados


Como escolher as melhores tecnologias para aumentar seus resultados

Todo mundo já passou por aquela dúvida clássica de “comprar ou não comprar” no dia a dia. Quando a dúvida é sobre uma peça de roupa ou um utensílio doméstico, já é difícil decidir. Agora, imagine ao escolher uma nova tecnologia para adotar na sua empresa ou na sua própria rotina profissional. São diversas opções, vários pontos a serem analisados e a decisão pode fazer seus resultados crescerem incrivelmente ou atrapalhar todo um processo.

Nós somos uma empresa de tecnologia e também temos vários fornecedores neste ramo, por isso, entendemos como é importante escolher com cuidado a melhor opção. Aqui na Meus Pedidos, definimos alguns pontos essenciais para analisar quando escolhemos uma nova tecnologia, e que também procuramos passar aos nossos clientes.

Separamos essas dicas para que você também escolha seus fornecedores com tranquilidade.

1. Pesquise sobre a empresa

Hoje, a cada dia surge uma nova empresa no mercado, mas muitas delas podem estar em fase de teste inicial e não têm a infraestrutura adequada ou o conhecimento necessário para dar suporte ao seu negócio.

Por isso, o primeiro passo é conhecer a empresa, sua estrutura e seu histórico, para garantir que eles não vão te “deixar na mão” no meio do processo.

Alguns itens que você deve analisar são:

  • Tempo de existência da empresa
  • Número de clientes atendidos
  • Redes sociais
  • Informações no google – o que a mídia está falando sobre a empresa?
  • No caso de aplicativos, verifique os depoimentos no Google Play
  • Site da empresa

2. Adoção da ferramenta

Se você já constatou que a empresa é séria, o segundo ponto importante é verificar como que será feita a adoção da ferramenta pelo seu negócio. Por mais que o sistema seja simples de usar, ter uma equipe para dar o suporte necessário traz uma segurança a mais para a sua empresa.

Algumas questões que você deve questionar antes de fazer a contratação:

  • A empresa contratada oferece treinamentos e materiais específicos para a adoção da tecnologia?
  • Como é o suporte nos primeiros meses de uso?
  • Existe um trabalho especial de acompanhamento neste período?

Aqui na Meus Pedidos, por exemplo, temos uma equipe de “sucesso do cliente” que acompanha ativamente os novos clientes nos seus primeiros meses de uso do sistema. Assim, garantimos que os novos clientes se adaptaram à ferramenta e estão usando os seus principais recursos da forma correta.

Veja o que a Meus Pedidos pode fazer por você. Experimentar período grátis.

3. Adaptação dos usuários

Em muitos casos, quem decide pela compra de um sistema não é o seu usuário final. Mas é essencial pensar em como a tecnologia será utilizada e como será a adaptação do usuário. Afinal, de nada adianta contratar uma nova ferramenta se ela não for adotada e inserida na rotina dos usuários.

Por isso, antes de fechar negócio, é importante pensar em algumas questões técnicas e de atendimento:

  • O sistema é intuitivo? Ou seja, é fácil de utilizá-lo sem muitas instruções?
  • A interface é amigável? Isso significa: o design é bonito e convidativo para uso?
  • O atendimento em caso de dúvidas é rápido e prestativo?
  • Como essa ferramenta irá se adaptar à rotina dos usuários?

Uma boa prática também é apresentar o sistema a algumas pessoas que irão utilizá-lo ativamente, explicar as principais funcionalidades e verificar a opinião delas sobre a ferramenta. É normal que se passe por um período de adaptação, mas é importante que esse processo seja o mais simples e tranquilo possível.

4. Manutenção

Depois de verificar se a empresa é séria e apresenta bons resultados, de confirmar que haverá apoio durante a implantação e que os usuários terão facilidade em se adaptar à ferramenta, você também precisa analisar como será a manutenção dessa tecnologia. Se ela é atualizada com frequência e se o acesso ao suporte é fácil caso haja dúvidas ou problemas.

Afinal, as dúvidas podem surgir a qualquer momento e o mercado evolui, por isso é importante que o fornecedor acompanhe as novas tendências para ajudar o seu negócio a crescer também.

No caso da Meus Pedidos, por exemplo, existe uma equipe de desenvolvimento e produto totalmente dedicada à criação de novos recursos e evolução da plataforma de acordo com as necessidades e tendências do mercado. Todos os novos recursos são divulgados no blog evoluir. Além disso, o contato com a empresa pode ser feito por chat, e-mail ou telefone, e o atendimento é bastante pessoal e direto.

Então, para descobrir se a empresa atende a esses requisitos, faça as seguintes perguntas:

  • Como é o processo de desenvolvimento da plataforma? Com que frequência vocês lançam novos recursos?
  • Aonde/ como esses novos recursos são divulgados? É preciso pagar para cada atualização?
  • Como é feito o contato após o período inicial? Terei acesso ao suporte sempre que tiver dúvidas?
  • Qual a média do tempo de espera para os atendimentos

5. Retorno sobre investimento (ROI)

Por fim, mas não menos importante, você precisa medir o potencial de retorno sobre o investimento. Mas atenção, isso é diferente do preço e retorno financeiro por si só! Você deve mensurar quais os benefícios que terá ao adotar a ferramenta, como ela aumentará a produtividade da sua empresa e também o seu retorno financeiro.

Para direcionar essa análise, você pode pensar nos seguinte itens:

  • Quanto minha equipe vai conseguir otimizar de tempo com essa nova ferramenta?
  • Posso aumentar em quanto o meu lucro utilizando essa tecnologia?
  • Quais outros processos serão impactados positivamente por essa mudança?

6. Decisão

Seguindo todo esse passo a passo, você pode contratar uma nova tecnologia com tranquilidade ou fazer comparações mais aprofundadas entre diferentes empresas, já que analisar somente o preço é bastante arriscado.

Com a certeza de que você será bem atendido, que estará acompanhando as evoluções do mercado e que o investimento trará retorno, fica fácil decidir qual o parceiro que irá ajudar a aprimorar os seus processos.

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari

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