Como gerar valor para o seu cliente


Como gerar valor para o seu cliente

Emitir pedidos já não é mais a principal função do representante comercial e do vendedor externo. Os bons profissionais devem fazer mais do que isso, e aprender a, realmente, gerar valor para o cliente.

Isso atende também a uma exigência de mercado, de ter cada vez mais profissionais de qualidade para prestar um serviço, oferecendo “algo a mais” durante o contato pessoal. Afinal, com novas tecnologias, também há diferentes formas de fazer apenas um pedido.

Mas como é possível ser um representante diferenciado e gerar mais valor para o cliente? Escolhemos algumas ações que você pode fazer para ter destaque na sua profissão!

Mostre novos produtos

Todo mundo gosta de novidades, não é mesmo? Por isso, além de repor o estoque, é importante apresentar os produtos que são novidade no mercado. Fale sobre as características do novo produto, por que ele é diferenciado e por que irá vender bem. Qual o seu público alvo e como esse novo produto se adequa a ele.

Caso seja um produto que necessite um treinamento para o seu uso, explique como o usuário deve utilizá-lo e qual a melhor forma de passar as instruções de uso para o consumidor final.

Confira o estoque de prateleira

Além de verificar quais produtos estão faltando, veja quantos itens ainda estão na loja. Sugira a reposição dos produtos faltantes e também dê dicas para melhorar as vendas dos produtos que tiveram pouca saída. Produtos que não são vendidos deixam de gerar lucro para toda a cadeia.

Faça recomendações

Estude o negócio do seu cliente e faça recomendações de produtos. Traga dados sobre o mercado e demonstre quais produtos terão sucesso no ponto de venda. Mostre possibilidades de usar produtos em conjunto para estimular a venda.

Por exemplo, se você vende roupas, pode mostrar como uma blusa é versátil usando diferentes tipos de cinto e acessórios. Dessa forma, é possível apresentar um novo argumento de venda ao lojista e estimular as vendas dele (e por consequência as suas).

Faça treinamentos sobre os produtos

Produtos mais complexos exigem treinamentos específicos. É importante que o lojista saiba utilizar o produto e também repassar informações sobre ele.

Produtos mais simples, porém, também podem ter um treinamento sobre as suas características. Seguindo o exemplo do setor de vestuário, é possível mostrar como identificar diferentes tipos de tecido, como verificar se a costura é de qualidade, entre outros.

Isso passa segurança ao varejista e, por consequência, mais confiança na marca.

Marketing no PDV

Ajude o seu cliente a vender seus produtos, seja oferecendo materiais de marketing da sua marca para ele usar na loja (merchandising) ou mesmo dando dicas para montar a vitrine de uma forma atrativa.

Pense estrategicamente junto com o lojista, estude e repasse informações para ele aumentar as suas vendas.

Ofereça sugestões de estratégias de mercado

Estimule o lojista a crescer. Analise o seu mercado e dê sugestões para que ele inove. Pense em promoções, abordagens diferenciadas e faça questionamentos. Instigue o seu cliente a “pensar fora da caixa” e testar novidades.

Como representante, você também quer o sucesso dos varejos que atende, e o seu cliente irá perceber quando a sua contribuição é valiosa e sincera, buscando o sucesso dos dois lados.

É simples colocar em prática essas sugestões, mas não existe fórmula mágica! Para fazer um trabalho bem feito, oferecer um serviço de qualidade e, principalmente, para que o cliente enxergue valor e uma parceria relevante, é necessário estudo e dedicação do representante comercial ou vendedor externo.

Para se aprofundar ainda mais nesse tema, o evento Alcance terá um painel exclusivo para falar sobre as inovações do representante comercial, mostrando o que tem sido feito por profissionais de sucesso para alcançar um novo patamar em vendas! O evento Alcance acontece no dia 8 de outubro, no hotel Bourbon, em Joinville. Inscrições e mais informações no site: www.eventoalcance.com.br

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari

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