Como lançar meu e-commerce B2B de forma impactante?


Como lançar meu e-commerce B2B de forma impactante?

No último texto que publicamos aqui no blog, falamos sobre como funciona um e-commerce B2B e como ter sucesso com ele. Um dos pontos essenciais para esse sucesso é a divulgação da plataforma para os clientes e prospects. Nesse sentido, se você está começando agora, pode aproveitar esse início para fazer um lançamento impactante do seu e-commerce B2B e ter resultados logo.

E-mail

O e-mail é uma ótima ferramenta para se comunicar diretamente com os seus clientes e já começar o relacionamento online. Ele ainda te dá o benefício de enviar uma mesma mensagem a vários clientes de uma só vez.

O ideal é você utilizar uma ferramenta específica para envio de e-mails. Assim, você consegue organizar melhor seus destinatários e acompanhar quantas pessoas abriram e clicaram na sua mensagem, além de outros benefícios. Mas, se você optar por usar seu e-mail comum, lembre-se que ele tem um limite de envios diários e cuide para colocar os endereços em cópia oculta! É deselegante e inseguro mostrar vários endereços no campo destinatário.

Para envolver o seu cliente, sugerimos planejar alguns e-mails, como de introdução, lançamento oficial, confirmação e novidades.

Introdução

O principal intuito deste e-mail é gerar expectativa e apresentar os benefícios do portal para o cliente. Com isso, você mostra que seu empreendimento está se desenvolvendo e preparando uma solução pensada para ele. O e-mail pode ser enviado no seguinte formato:

Assunto: Em breve: pedidos online
Olá,

Queremos te contar uma grande novidade!

Na próxima quarta-feira vamos lançar um portal para realização de pedidos online e você poderá acessar nosso catálogo e fazer pedidos onde e quando quiser. 24 horas por dia e 7 dias por semana!

Essa novidade vai facilitar o seu contato conosco, evitar a chance de erros nos pedidos e vai permitir que você tenha acesso a todos os nossos produtos.

Em breve enviaremos mais informações.
Se você tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo e-mail xxxxxx@xxxxxx.com.br ou conversar com nossos vendedores.

Abraço,
Maria.

Lançamento

Se você mandou o e-mail de introdução com uma data específica, é importante que seu portal esteja no ar neste dia. No lançamento do seu e-commerce B2B, uma ação que costuma gerar resultados é a criação de uma promoção para o primeiro pedido realizado pela plataforma até determinada data.

Você pode, por exemplo, oferecer 10% de desconto na primeira compra, gerando um incentivo para que seus clientes acessem o portal.

É importante que o seu e-commerce seja fácil de usar e bastante intuitivo. De qualquer forma, sempre há algumas pessoas com mais dificuldades e, por isso, também é boa prática ter algum material para ensiná-lo a usar o portal.

Aqui na Meus Pedidos, por exemplo, preparamos um vídeo didático sobre como usar o e-commerce que desenvolvemos. Esse vídeo pode ser replicado pelos clientes que adotarem a nossa solução. Veja o vídeo clicando aqui.

Preparamos também uma sugestão de e-mail de lançamento:

Assunto: Estamos online! Aproveite 10% de desconto no primeiro pedido.
Olá!

Nosso portal para pedidos online já está no ar!
Você pode se registrar e ter acesso ao portal, no link abaixo:
https://cosmeticos.meuspedidos.com.br/

Faça o seu primeiro pedido até o dia 30/06 e ganhe 10% de desconto!
É muito fácil usar nosso site, mas se você tiver dúvidas, preparamos um vídeo para te mostrar como fazer seus pedidos por lá: https://www.youtube.com/watch?v=1sAoGDLabes&t=1s

Abraço e aproveite esta novidade!
Maria.

Confirmação e novidades

Os dois primeiros e-mails sugeridos não são garantia de que seus clientes vão comprar pelo e-commerce B2B, afinal essa é uma possibilidade nova para eles. Por isso, também é importante avisá-los por e-mail, whatsapp ou outros meios sobre o novo portal.

Acompanhe as ações dos seus clientes e, caso eles não tenham feito nenhum pedido pelo e-commerce B2B, entre em contato para saber se ele recebeu a novidade e se ficou com dúvidas.

Sempre que houver promoções ou lançamentos, envie e-mails específicos para avisar os seus clientes. Isso será um estímulo para que eles acessem o site.

Preparamos uma sugestão de e-mail para usar nestes casos :

Assunto: Novidades e promoções especiais

Boa tarde!

Temos novidades no nosso portal! Você já deu uma passada por lá hoje?

Além de lançamentos na nossa linha importada de perfumes, também temos promoções exclusivas nos produtos nacionais!

Acesse cosmeticos.meuspedidos.com.br e faça o seu orçamento.

Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail ou com um de nossos vendedores.
Abraço!

Educando o cliente

Como já comentamos aqui no texto, a compra pelo e-commerce B2B é uma prática nova e, por isso, precisamos engajar os clientes e ajudá-los a tornar as compras pelo portal uma rotina, mostrar como ele é prático e fácil de usar.

Faça a divulgação do seu portal de todas as formas possíveis: nas redes sociais, nos cartões de visitas, no site da sua empresa, por e-mail, whatsapp, telefone e, se necessário, até sinal de fumaça.

Uma dica que tem feito sucesso é ajudar o seu cliente a criar um atalho da página do e-commerce B2B no celular ou na área de trabalho do computador. Assim, o seu portal fica como um aplicativo na tela do seu cliente e o acesso para ele é ainda mais fácil. Você pode ter mais detalhes sobre essa função, clicando aqui.

Se o cliente envia um pedido por whatsapp ou e-mail, peça para que ele faça o orçamento diretamente no e-commerce B2B. Isso faz com que ele se force a usar o portal e veja como é mais fácil, rápido e seguro do que pelos outros meios.

Além disso, não esqueça de contar sempre com o apoio dos seus vendedores. É importante que eles estejam engajados e também possam tirar dúvidas dos clientes, que os ajudem a usar o portal e passem segurança sobre esse novo canal. Você também pode fazer campanhas internas para estimular as vendas pelo e-commerce B2B. No texto da última semana, falamos sobre alguns cuidados para conseguir o envolvimento dos vendedores. Clique aqui para saber mais.

Como medir a eficiência da comunicação

Após todas essas ações de divulgação, uma boa prática também é acompanhar os resultados dessas iniciativas. Para tornar essa análise mais concreta, você pode medir algumas taxas de adoção do e-commerce B2B.

A taxa geral de adoção pode ser mensurada pela fórmula:

Taxa de adoção global = Total de compradores realizando pedidos online regularmente
                        Total de compradores convidados para o seu e-commerce

 

A partir desta mesma lógica, você também pode medir a taxa de inscrição, ou seja, quantos clientes convidados criaram um login para o seu portal. Também pode medir a quantidade de pessoas que realizaram pelo menos um pedido online ou ainda quantos dos seus maiores clientes estão usando o e-commerce B2B.

Esses números revelam em quais pontos você deve ter mais atenção e se é necessário pensar em outras formas para aumentar a adesão dos seus clientes.

Dia a dia

Após esse trabalho de divulgação inicial, a tendência é que fazer pedidos pelo e-commerce B2B se torne rotina para o cliente e um grande diferencial no seu serviço. O importante é utilizar essa ferramenta para ampliar o seu relacionamento com o cliente e continuar a dar atenção a ele.

Ligue após a realização de orçamentos para negociar, visite o cliente esporadicamente para dar alguma sugestão para o seu negócio, continue a mandar e-mails com avisos de lançamentos e promoções. Dessa forma, apesar da facilidade dos recursos online, você estará mais próximo do que nunca do seu cliente.

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