Como lidar com a pressão de ser líder?


Como lidar com a pressão de ser líder?

Os vendedores lidam com desafios o tempo todo, desde a dificuldade para abordar os prospects até a pressão para bater metas. Entretanto, os gestores também passam por situações extremamente desafiadoras todos os dias: controlar os indicadores financeiros do setor, gerenciar um time de vendedores, analisar o desempenho das vendas e ainda responder às cobranças feitas pela empresa.

Some tudo isso ao cenário de insegurança que estamos vivendo devido à crise econômica e às ameaças de demissões e cortes nos gastos. Nada fácil, não é? Não é à toa que muitos gerentes comerciais andam estressados e angustiados.

Se este é o seu caso, saiba o que fazer para lidar com isto da melhor maneira possível:

1) Não assuma um cargo de liderança se não estiver pronto 

Muita gente pode achar isso estranho, mas nem todo mundo quer ser líder. E não há nada de errado nisso. E, quando alguém que não tem este perfil de liderança acaba sendo promovido, os resultados são desastrosos.

O profissional não consegue atingir as metas esperadas e, de quebra, fica infeliz. Por isso, ao receber uma proposta de promoção, tenha certeza de que você tem as competências técnicas e a maturidade para tal, além, é claro, de entender se isto é o que você quer para a sua carreira.

Você vai ver a diferença que isto pode trazer lá na frente 😉

2) Saiba se organizar

Se a sua rotina já era atribulada antes, imagine assumindo uma função que traz ainda mais responsabilidade? Se você não souber se organizar, as tarefas vão acabar se acumulando e vai chegar o fim do mês e você não terá entregue os resultados exigidos.

Por isso é necessário fazer um planejamento das demandas mais estratégicas e alinhar com o seu time um cronograma para entrega destes resultados. Uma boa alternativa é utilizar um sistema de gestão de força de vendas, que pode ajudá-lo a gerenciar os representantes comerciais, analisando as suas metas e verificando as visitas que foram agendadas.

3) Saiba manter os seus vendedores motivados

Tenha um bom relacionamento com o seu time de vendedores. Seja transparente nas conversas e dê abertura para receber feedbacks e sugestões. Lembre-se que o sucesso das suas vendas depende diretamente do desempenho dos seus representantes comerciais. Conheça outras dicas sobre como motivar o seu time de vendedores.

4) Atualize-se constantemente

Independente do setor em que você atua, é importante se manter informado sobre o que está acontecendo. Fazer cursos de curta duração, participar de congressos e visitar feiras pode ser uma boa maneira de se atualizar e, de quebra, fazer contatos importantes para a sua carreira.

5) Crie um equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional

Se você acha que dedicar todo o seu tempo disponível apenas ao trabalho é o melhor modo de mostrar seu empenho, então você está fazendo isso errado. Os grandes líderes sabem a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Tire um tempo da sua semana para praticar atividades físicas, durma bem, coma direito e lembre-se: se você souber se organizar dá tempo para fazer tudo sim. Conheça outras dicas sobre gestão de tempo.

E aí, tem outras dicas para passar para os nossos leitores? Então compartilhe com a gente nos comentários! 😉

Compartilhar
Twittar
Compartilhar