Como lidar com cada tipo de cliente?


Como lidar com cada tipo de cliente?

Em um mundo cada vez mais conectado ao próprio smartphone e às redes sociais, conquistar a atenção de alguém se torna um grande desafio, principalmente para quem trabalha com vendas. Afinal de contas, em meio a tantas distrações, como fazer com que o cliente esteja atento ao que você diz?

O primeiro passo para isso é conhecer o tipo de cliente que você está atendendo. Sempre tenha em mente o perfil do comprador antes de começar a vender. Assim, você não apenas ganha tempo, mas aumenta a chance de conseguir, de fato, efetuar uma venda.

Conheça agora os 4 tipos de clientes mais comuns:

Pragmático

É aquela pessoa que está sempre na correria, cujo lema é “tempo é dinheiro”. Por isso, você não irá ganhá-lo se focar em fazer uma apresentação bem detalhada do seu produto. O segredo é ser objetivo e prático: não venda um produto, mas um benefício que atenda a sua necessidade principal. Explique como você poderá ajudá-lo e deixe-o decidir.

A vantagem é que este tipo de cliente gosta de ir direto ao ponto e dificilmente você sairá da visita sem ter uma resposta definitiva.

Analítico

Gosta de números e de dados concretos que possam comprovar o que você está dizendo. É bem visual, por isso, uma dica é levar uma apresentação bem feita que traga os resultados concretos do seu produto. Gráficos de crescimento e depoimentos de clientes que já compraram de você reforçam a credibilidade perante o cliente analítico.

Se você souber apresentar estes números com segurança, está no caminho certo para fechar a venda.

Afável

Subjetivo, leva mais em conta a emoção que a razão. Preza pelos relacionamentos duradouros. Fica a dica: ganhe a confiança dele e terá um cliente feliz para sempre. Na hora da venda, use a simpatia e a honestidade, mostre um interesse genuíno pela vida do cliente. Lembre-se que ser legal te ajuda a vender mais.

Expressivo

Popular e comunicativo, é do tipo de pessoa que preza pelo status e pelo poder. Ele não quer a solução mais econômica, mas a que traz mais credibilidade para a sua empresa. É o cliente ideal para oferecer lançamentos exclusivos e tratamento personalizado. Pode ter certeza de que, se você souber fazer o elogio certo e atendê-lo com o requinte que ele merece, conseguirá fechar uma venda extremamente vantajosa.

Outra estratégia bacana é aproveitar que ninguém sai mais do celular e usar o WhatsApp para fidelizar clientes.

Gostou das dicas? Então conta pra gente a sua experiência nos comentários =)

Meus Pedidos

Meus Pedidos

Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
Meus Pedidos

Assine o blog

Fique atualizado e receba no seu email nossos E-books, planilhas, novidades e notícias sobre vendas.

E aí, o que achou do post? :)

Comentário(s)

  • Vanessa De Carlos

    Ma-ra-vi-lho-so texto! Vou imprimir e colar na meu quadro de anúncios do meu setor comercial!!!

    • Meus Pedidos

      Bom dia, Vanessa!
      Obrigado, maravilhosa é você! =)
      Continue acompanhando o nosso blog e não deixe de assinar a nossa newsletter para receber todas as novidades no seu e-mail 😉
      Abraços!

Compartilhar
Twittar
Compartilhar
+1