Como manter a motivação para vender em 2016?


Como manter a motivação para vender em 2016?

2016 já começou pessimista: disputas políticas, ameaça de impeachment da presidente, redução do PIB, aumento de impostos… E olha que janeiro nem acabou. Manter o otimismo em um cenário como este está cada vez mais difícil, principalmente para quem está na linha de frente da crise, como os profissionais de vendas.

E isto afeta diretamente o seu desempenho em vendas. Mas como lidar com isso? Antes de mais nada, entenda que reclamar não é uma estratégia. Deixar se levar pelo pessimismo vigente só vai piorar a sua situação e torná-lo ainda mais deprimido. Conheça algumas dicas que podem ajudá-lo a manter o otimismo, mesmo com a crise.

Gestor, apoie seu time

Os supervendedores precisam de uma liderança que dê a estrutura necessária para realizarem bem o seu trabalho. Mas, principalmente, precisam de um líder que lhes dê a motivação, já que sem esta nem o melhor vendedor consegue obter um bom desempenho. Conheça dicas para motivar seus vendedores.

Saiba para quem vender

Conheça seu público-alvo. Vender para a pessoa certa, interessada na sua história é ter metade da venda feita. Como diz o guru do marketing Seth Godin: “não se muda a visão de mundo de ninguém”. Por isso, encontre pessoas com um perfil propenso a comprar o seu produto. Assim, a chance de ficar frustrado por não fechar a venda diminui (e muito).

Encare a realidade

Não adianta viver em um mundo cor-de-rosa e ignorar a situação econômica que o Brasil está vivendo. Mantenha os pés no chão e saiba que obter o mesmo desempenho impecável de anos anteriores pode ser impossível em um cenário como este. Faça uma projeção realista e tire um peso enorme das costas.

Faça algo que você gosta todos os dias

Veja bem, para ser vendedor é essencial gostar de vendas e de interagir com pessoas. Mas, como em tudo na vida, sempre tem alguma coisa que chama mais a nossa atenção, que dá aquele brilho nos olhos, seja ligar para um cliente antigo ou se informar sobre as novidades do mercado.

Pense no que você mais gosta de fazer no seu dia a dia e dedique um tempo extra a isso, nem que seja só 20 minutos por dia. Logo, logo você vai perceber a diferença na sua motivação profissional.

Conviva com pessoas que te fazem bem

Sabe aquele colega invejoso e que vive reclamando de tudo? Afaste-se de pessoas assim antes que o mau humor deles traga consequências negativas para você. Em contrapartida, aproxime-se de pessoas alto astral e perceba a sua motivação crescendo.

Aprenda com os mais velhos

O Brasil já viveu uma crise nos anos 90. Aliás, uma crise muito pior do que essa. Vale a pena conversar com profissionais desta época para saber quais estratégias eles utilizaram para continuar vendendo e, principalmente, para manter o otimismo.

Cuide do corpo e da mente

Motivação está diretamente associada a bem-estar e saúde. Coma coisas saudáveis, pratique exercícios físicos regularmente e durma bem todas as noites. Meditar também é uma boa estratégia para controlar a ansiedade.

E se nada disso adiantar?

Se você ainda estiver insatisfeito com seu trabalho, vale a reflexão: devo continuar? Será que não é o momento de procurar novos desafios e tentar coisas novas?

E você? Conhece outras técnicas para manter o ânimo no ano novo? Então compartilhe com a gente! =D

Compartilhar
Twittar
Compartilhar