Como o uso de uma agenda compartilhada pode potencializar as vendas


Como o uso de uma agenda compartilhada pode potencializar as vendas

Acompanhar de perto as atividades dos representantes sempre foi um desafio para os gestores comerciais. A solução pode ser simples, com o uso de uma agenda compartilhada, por exemplo. A questão é que gerir uma agenda é fácil, o difícil é inserir uma nova “rotina” no dia a dia dos vendedores.

Por um lado, há a preocupação em não gerar cobrança, especialmente nos casos em que o vendedor é autônomo, por outro, como educar o representante em reportar suas atividades.

Você se identificou com alguma dessas questões? Então vamos dar algumas dicas de como fazer essa mudança de forma tranquila e efetiva.

Comunicação é a saída

Pensando na autonomia do vendedor, o importante é não cobrar o uso da agenda, mas oferecer essa possibilidade e mostrar com calma e clareza os benefícios que o bom uso da agenda pode gerar para ele. Você pode argumentar, por exemplo, que a utilização da agenda:

  • Ajuda na organização das tarefas do vendedor
  • Facilita a organização de informações sobre o cliente
  • Substitui a necessidade de um report em separado e, por isso, permite que o representante se concentre na venda e não em atividades mais burocráticas
  • Alinha as expectativas do gestor e do representante
  • Permite que o gestor também colabore dando suporte na negociação com os clientes

Liberdade e Responsabilidade

Ninguém gosta de uma pessoa gerenciando os seus passos e seu trabalho o tempo todo. Especialmente os representantes comerciais, que já atuam de forma autônoma e querem controlar suas atividades como for melhor para eles. Portanto, é importante saber usar a agenda sincronizada para melhorar os processos, e não torná-los chatos e burocráticos.

Além disso, o representante pode se negar a usar a agenda para não dar “munição” para ser cobrado. Um dos motivos é porque, normalmente, trabalha com várias fábricas e pode querer adotar diferentes estratégias para cada uma.

Por isso, é importante que o representante organize sua própria agenda e que o gestor deixe claro que quer colaborar com o processo e não controlá-lo. Nesse sentido, essa é uma oportunidade de o gestor também se mostrar disposto a dar suporte ao representante.

Suporte do gestor

Com as informações adequadas, o gestor estará muito mais preparado para ajudar no processo de venda. É possível repassar relatórios dos clientes inativos, ler anotações da agenda e sugerir soluções para objeções levantadas, entre outras atitudes.

Dessa forma, o gestor adota uma postura proativa e mostra que seu objetivo é colaborar com o trabalho do representante, facilitando o seu engajamento.

Imagine que o vendedor registrou a programação de visitas em sua agenda e, após um dos compromissos, anota: “cliente está diminuindo investimentos e pediu para retornar somente mês que vem”. Se o gestor tiver acesso a essas informações, poderá sugerir estratégias de venda a partir de experiências de outros vendedores, ou ainda alterar a meta, caso veja que é algo recorrente em diversos clientes.

Ferramenta adequada

agenda2

O acompanhamento do gestor é consequência do bom uso da agenda. Porém, de nada adianta se a sua empresa não possui um sistema adequado para fazer a gestão disso. A solução Meus Pedidos é fácil para o representante e o ajuda no dia a dia, fazendo com que ele, de fato, a use.

Além disso, tanto o gestor quanto o representante também têm acesso a filtros por atividades não realizadas, roteiros de visitas, ligações e seleção de diferentes períodos.

Como o sistema é integrado com o cadastro dos clientes, também é possível visualizar o histórico da agenda filtrando por um cliente em específico. Isso permite um acompanhamento mais simples e direto, que não seria possível utilizando uma agenda online como a do google, por exemplo.

Assim, é possível ter melhores recursos para gerenciar a equipe de vendas e ainda recuperar informações que podem ser essenciais para uma análise mais estratégica do processo comercial.

Você tem bons exemplos do uso da agenda no trabalho? Conta pra gente!

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari
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