Como as redes sociais podem ajudar na sua carreira de representante comercial


Como as redes sociais podem ajudar na sua carreira de representante comercial

Uma das partes mais importantes do processo de vendas é a fase de conhecer melhor e desenvolver um relacionamento de confiança com possíveis clientes. As redes sociais, espaço onde as pessoas têm passado a maior parte do tempo que ficam na internet, são excelentes aliadas para que os representantes comerciais desenvolvam ações nesse sentido.

Ainda assim, muitos profissionais ainda não compreenderam a importância desse canal para as vendas, insistindo em usá-lo somente de forma complementar às atividades. Se você não quer fazer parte desse grupo que está por fora do mercado, saiba como as redes sociais podem ajudar na sua carreira de representante comercial.

Formação de público

Os vendedores devem seguir o seu público-alvo onde quer que ele esteja, pois, somente assim, conseguirão atraí-lo e garantir a saída dos produtos e serviços. Você sabia que mais de 70% dos usuários da internet são usuários ativos das redes sociais? Por isso a importância das mídias sociais para esses profissionais no mundo em que vivemos.

Reputação digital

Quando bem utilizadas, as redes sociais possuem um potencial incrível para transmitir uma imagem profissional para os seus usuários. Perfis bem construídos e atualizados no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram são fundamentais para que os seus prospects saibam mais sobre os produtos e serviços que você representa, as suas opiniões sobre o mercado em que atua e as suas formas de atuação.

Portanto, ao invés de usar as redes sociais somente para curtir e compartilhar assuntos de cunho pessoal, os representantes comerciais podem construir uma reputação digital bem mais positiva ao falar de assuntos relacionados ao seu negócio e atrair pessoas interessadas nesses temas.

Colaboração ativa

A internet é um espaço altamente colaborativo. A todo o momento, internautas navegam por websites, fóruns e redes sociais para encontrar ajuda para os problemas que enfrentam no dia a dia. Com isso, os representantes comerciais possuem mais uma maneira de conversar com os seus prospects, oferecendo ajuda profissional para a solução de problemas, sem cobrar para isso. Ainda que muitas vezes isso não resulte em vendas imediatas, a estratégia irá ajudar a construir uma rede de contatos que irá gerar oportunidades incríveis de negócio no futuro próximo.

Monitoramento constante

As redes sociais também ajudam os profissionais de vendas a acompanharem em tempo real o que os clientes estão falando sobre os produtos e serviços que comercializam, assim como sobre a marca dos seus concorrentes e outras soluções alternativas disponíveis no mercado. Isso permite que os representantes comerciais façam pesquisas de mercado e desenvolvam abordagens de vendas mais eficazes.

Fidelização facilitada

Além de atrair mais leads, os representantes comerciais que usam as redes sociais para apoiar a sua carreira também mantêm os seus clientes atuais com menos esforço e investimento. Usando chats, vídeos e mensagens, é possível desenvolver um relacionamento próximo e de confiança, fazendo com que um cliente fique mais satisfeito com as ofertas, volte para comprar novamente e até mesmo crie novas oportunidades de negócio por meio de indicações.

E você, também já está usando as redes sociais para turbinar as suas vendas? Deixe aqui o seu comentário!

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