Como se transformar em um grande gerente de vendas


Como se transformar em um grande gerente de vendas

Liderar um time de sucesso já é um desafio imenso para qualquer gestor. Mas quando o assunto é vendas, essa missão pode assumir contornos de ficção científica.

Se os grandes gerentes de vendas parecem personagens de cinema para você, não se preocupe: se tornar um bom gestor na área pode ser um pouco mais fácil do que parece e depende muito mais de suas próprias habilidades do que do mundo lá fora. Confira, agora, 5 dicas exclusivas que preparamos para ajudar você a se transformar em um grande gerente de vendas!

Conheça seus limites

Se você acabou de chegar à posição de gerente de vendas, é bem provável que tenha obtido sucesso na carreira como vendedor ou representante comercial. Mas será que pegar o craque do time de futebol e transformá-lo em treinador garante que o novo comandante conseguirá extrair o melhor desempenho de sua equipe? Embora não sejamos especialistas no esporte mais amado no Brasil, arriscamos responder que não.

Por isso, o grande gerente de vendas deve conhecer seus limites e saber que as habilidades técnicas na maioria das vezes não são magicamente transformadas em uma gestão de sucesso, exigindo preparação e treinamento de sua parte.

Peça orientação

Se você já reconhece seus limites, lembre-se de que não tem problema algum pedir ajuda. Afinal, os obstáculos encarados por um gerente de vendas em geral já foram enfrentados e até mesmo contornados por muitos outros líderes antes dele.

Por isso não hesite em buscar treinamentos, coaching, mentoring e consumir livros e filmes sobre liderança. O segredo aqui é ter humildade o bastante para reconhecer que aprender novas habilidades é uma tarefa difícil, o que demanda o uso de todas as ferramentas possíveis para ajudar em sua realização.

Não banque o super-herói

O líder “faz-tudo” não é mais uma realidade nas organizações. Atualmente, para se tornar um grande profissional de vendas, o gerente precisa, antes, contar com um time competitivo.

Por isso, descubra se a sua equipe possui pessoas com os conhecimentos, habilidades e atitudes à altura dos desafios que serão enfrentados. Caso essa não seja a situação em sua empresa, é preciso defender o investimento na contratação de novos profissionais ou no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores atuais.

Ofereça caminhos

Muito mais que controlar cada tarefa realizada por seus subordinados, o grande gerente de vendas deve mostrar uma direção a ser seguida e deixar que eles mesmos encontrem o melhor caminho.

Por isso, outra dica importante é ouvir bem sua equipe para compreender os principais gargalos nos processos e tentar reduzir os empecilhos que não deixam os vendedores brilharem. Somente assim eles poderão alcançar uma performance condizente com seu potencial, sem enfrentar frequentes barreiras organizacionais. Vale a pena conferir, também, o nosso post “11 dicas para gerenciar uma equipe de vendas eficiente”.

Inspire. Inspire. Inspire!

Repetimos essa palavra três vezes para ressaltar a importância da nossa dica final: uma das grandes razões para uma equipe seguir seu líder com motivação é a paixão que ele demonstra por aquilo que faz.

Um gerente de vendas desinteressado e que não se empenha no alcance dos objetivos é uma receita certeira para o fracasso. Por isso, busque sempre rever suas metas e planos pessoais e profissionais para ter certeza de que você é a pessoa ideal para inspirar o seu time rumo ao sucesso. E não deixe de dar uma olhada nesse post com outras dicas práticas para motivar sua equipe.

Ser um grande gerente de vendas é uma habilidade que pode ser aprendida e que se torna mais aparente à medida que é praticada. Mesmo que o aprendizado pareça um caminho longo, ele pode ser percorrido com mais agilidade quando você conta com a orientação de especialistas e lança mão de ferramentas que podem apoiá-lo durante o percurso.

E então, pronto para se transformar em um grande gerente de vendas? Você também tem alguma dica para compartilhar? Comente com a gente! =)

Compartilhar
Twittar
Compartilhar