Dicas práticas para aumentar sua produtividade em vendas


Dicas práticas para aumentar sua produtividade em vendas

Aumentar a produtividade é um desejo da maioria das pessoas. Para representantes comerciais, que trabalham controlando o seu próprio horário e tarefas, a gestão da produtividade é ainda mais importante para alcançar os resultados desejados.
Por isso, preparamos uma lista com algumas sugestões de atitudes que podem te ajudar a aumentar a sua produtividade e, por consequência, a vender mais.

Organize seu tempo

Um dos principais motivos da queda produtividade é a falta de organização do tempo e a falta de foco. Com tantas distrações à nossa mão o tempo todo, às vezes é difícil se concentrar e focar no trabalho, não é mesmo? Para ajudar:

Faça uma agenda semanal e listas diárias

A agenda continua sendo uma ótima aliada para organizar seus afazeres! Mas para ter mais efetividade, organize suas tarefas por dia e também faça listas de todas as ações que você precisa realizar diariamente, mesmo que pequenas.

Isso irá ajudar a visualizar tudo que você precisa fazer e lhe dar uma melhor noção do seu tempo disponível. Além disso, a sensação de dar um “check” nas atividades realizadas é ótima e motiva a fazer mais coisas!

Priorize tarefas importantes

Quando você olhar a sua lista de “coisas a fazer”, certamente verá diversas que não têm tanta importância. Tenha discernimento para selecionar o que realmente é relevante e ter foco nessas atividades. Caso contrário, você corre o risco de fazer muitas coisas, mas a maioria delas sem grande utilidade.

Neste sentido, organizar o seu dia na noite anterior pode ajudar muito! Faça sua lista de atividades, já elenque as prioridades e, ainda melhor se já puder adiantar algumas decisões do dia seguinte, como o que vestir e o que comer no café da manhã. Dessa forma, você já começa o dia com mais rendimento e disposição para trabalhar.

Tenha horários específicos para checar e-mails e redes sociais

Se você é daquelas pessoas que não consegue se controlar e vive dando pequenas espiadas nas redes sociais, what’s app ou no seu e-mail, estabeleça horários específicos para se atualizar nestes meios. Sem perceber você vai ganhar muito tempo livre!

Tenha metas e planejamento

Para aumentar a sua produtividade com propósito e objetivo, além de planejar suas ações diárias, como já foi comentado, também é importante ter metas e acompanhá-las com frequência. Essas metas devem guiar todo o seu planejamento e a organização do seu tempo.

Estabeleça métricas

Para ser verdadeiramente eficiente e estipular metas relevantes, além de mensurar o volume de vendas, você também deve considerar outras métricas e indicadores, como ticket médio, positivação de produtos, entre outros. Para saber mais sobre o assunto, preparamos uma série especial sobre métricas para gestão de vendas, que você pode ver clicando aqui.

Tenha períodos específicos para prospecção

Muitos vendedores acabam atendendo os seus clientes, mas não deixam um tempo reservado para a prospecção. A renovação da carteira é importante e ter um ou mais dias específicos para isso pode ajudar nessa tarefa que, muitas vezes, não é a preferida dos vendedores.

Outra opção é ter a ajuda de uma pessoa que faça o contato inicial com os potenciais clientes. Dessa forma, você concentra o seu tempo nas vendas e gera mais oportunidades de negócio.

Organize as informações

Manter arquivos digitais e físicos organizados é muito importante para a produtividade. Assim, não se perde informações nem tempo para encontrá-las quando necessário. Informações relevantes sobre os seus clientes, suas últimas compras, etc. também devem estar organizadas para facilitar o contato e o planejamento da abordagem.

Utilize a tecnologia a seu favor

Não é novidade que a tecnologia e a internet nos propiciam diversas facilidades no nosso dia a dia. O importante é saber como usá-las a nosso favor, para diminuir nossos custos e tempo gasto.
Alguns aplicativos podem colaborar para esse propósito, por exemplo:

Google Maps / Waze: para quem viaja com frequência, estes GPS online, além de ajudarem na localização do local procurado, ainda fornecem informações sobre preço de gasolina, obras na estrada, entre outros.

Skype: se for difícil falar com seu cliente ou com o seu gestor pessoalmente, o skype é uma ótima alternativa para manter a pessoalidade sem ter que haver deslocamento.

To Do Ist: para ajudar na criação das listas citadas acima, esse aplicativo para “checklists” ajuda na organização diária, podendo dividir listas por atividades e datas.

Meus Pedidos: para organizar suas informações e aumentar sua produtividade, o sistema Meus Pedidos permite emitir pedidos online, verificar o histórico do cliente, oferece um catálogo de produtos, relatório de comissões, entre diversos outros recursos que irão facilitar, e muito, a sua vida profissional.

Tenha uma vida saudável

Não adianta você ter controle do seu tempo, seguir metas e ter tecnologias de ponta a seu dispor, se você não tem disposição para trabalhar. Por isso, não deixe de dormir bem, praticar exercícios e se alimentar adequadamente para ter uma vida saudável.

Aproveite descansos com a sua família e amigos. Esses momentos renovam a sua energia e ajudam a trabalhar com mais felicidade e motivação, aumentando sua produtividade e resultados.

Compartilhar
Twittar
Compartilhar