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É possível aumentar as vendas do representante com um novo canal?


É possível aumentar as vendas do representante com um novo canal?

Quando se fala em aumentar a oferta de canais de venda, alguns representantes podem ficar inseguros e achar que essa novidade pode atrapalhar os seus resultados ou tirar clientes da sua carteira. Então, é possível aumentar as vendas do representante comercial com um novo canal?

Com certeza!

O importante é que esses canais sejam implantados estrategicamente, para que ambos se fortaleçam. Um exemplo bastante interessante neste sentido é o portal B2B, que funciona como um catálogo online em que o varejista pode fazer seus orçamentos e pedidos diretamente.

Na prática

Pense em quanto tempo e dinheiro o representante gasta para atender um varejista que fica em um local distante e que realiza compras pequenas. Ou fazendo visitas apenas para pedidos de reposição?

Nestes casos, o portal B2B se encaixa muito bem, permitindo que o representante ganhe mais tempo para fazer novas prospecções ou preparando formas de melhorar suas vendas sem deixar de atender os clientes que já estão na carteira.

O que muda para o representante

A utilização de novas tecnologias não significa que o representante deve deixar de fazer visitas e vendas presenciais ou que as vendas acontecerão automaticamente.

É importante que o representante utilize desta facilidade para se reinventar, pensar em como gerar valor ao varejista, como estimular as vendas e oferecer muito mais ao cliente do que simplesmente apresentar os produtos e fazer pedidos.

O que muda para a indústria

A indústria, por sua vez, amplia sua cobertura de mercado, pois consegue atender com maior eficiência locais que antes não atingia.

Porém, é importante que a implantação de novos canais – seja um portal B2B, um televendas, um eCommerce, ou outro – seja feita de forma muito cuidadosa e transparente, com políticas de preço e atendimento bem definidas e sem enfraquecer qualquer uma das pontas.

Um bom planejamento para a implantação e uma comunicação adequada com os profissionais de vendas dos canais já existentes são essenciais neste processo.

O que muda para o varejista

Em todo este processo, o varejista ganha mais opções de canais de compra e, consequentemente, mais flexibilidade para fazer pedidos na hora que for mais conveniente para ele, fugindo de horários de pico na loja, por exemplo. Além disso, consegue solicitar reposições com facilidade e com mais frequência.

Muitas vezes isso já é feito por meio de e-mails ou whatsapp, mas o varejista não tem acesso a uma ferramenta estruturada para isso e o representante recebe os pedidos de forma confusa e desorganizada, facilitando a chance de erros na entrega.

Resultado

Quando todo o processo de implantação de um novo canal é feito com o objetivo de melhorar as vendas e não prejudicar a atuação dos canais existentes, todo mundo sai ganhando! E a melhora nos resultados (e nas vendas) vem para todos.

Gostou das dicas? Vamos falar ainda mais sobre multicanais de venda no evento Alcance, que acontece neste sábado (8), em Joinville. www.eventoalcance.com.br
E não deixe de acompanhar as novidades que a Meus Pedidos está preparando para melhorar ainda mais os resultados da indústria e do representante! Vem coisa boa por aí!

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari

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