Ecommerce B2B como ferramenta para aumentar vendas


Ecommerce B2B como ferramenta para aumentar vendas

A maneira de comprar mudou. Muitas ferramentas surgiram para aumentar vendas, atingir melhores resultados e aperfeiçoar este processo como um todo. E uma das formas de utilizar a tecnologia a seu favor, oferecer comodidade ao seu cliente e ainda aumentar os resultados, é através da utilização do ecommerce B2B. O grande desafio é como gerenciar a plataforma de maneira inteligente e transformá-la em um canal lucrativo.

Na edição passada do Alcance, Murillo Pires, Gerente de Ecommerce B2B do Grupo Martins – o maior atacado distribuidor do Brasil, contou sua experiência na gestão deste canal de vendas e trouxe alguns exemplos de sucessos e aprendizados desta ferramenta que, como ele próprio reconhece, é bastante incipiente no Brasil.

Dados do mercado B2B

Pires compartilhou algumas informações relevantes para compreender o cenário B2B num futuro próximo. De acordo com ele, 52% dos compradores esperam que, pelo menos metade de suas compras sejam feitas online em até três anos. A taxa de conversão B2B é, em geral, de 7,3% enquanto a taxa de conversão do B2C, é de 3%. Quer dizer, há uma tendência de que o ecommerce B2B represente o dobro do ecommerce B2C, uma realidade que já está sendo vivenciada no mercado americano, por exemplo.

Tendo em vista este cenário, é preciso destacar que o comportamento do comprador B2B no ecommerce é bastante distinto do comportamento de compra do consumidor final, especificamente com relação à frequência e volume que tendem a ser são maiores. Estas diferenças também exigem o desenvolvimento de outras áreas da empresa, já que  demandam maior aperfeiçoamento de suas operações logísticas, evitando atrasos de entregas e extravios.

Diferentemente do consumidor final, o comportamento do comprador B2B é bastante racional e esta peculiaridade exige das empresas atenção para adequar seu ecommerce B2B às expectativas dos compradores e, em consequência, aumentar vendas.

Para conhecer a fundo os aprendizados do Grupo Martins em sua atuação com ecommerce B2B, veja esta palestra na íntegra clicando aqui. E, se desejar conhecer os palestrantes do Alcance 2018, acesse o site do evento Alcance.

Para assistir outras palestras da Maratona Alcance, clique em influências da globalização no cenário político e econômico brasileiros e melhores práticas para gestão de clientes.

Renata Barcellos

Renata Barcellos

Analista de Conteúdo em Meus Pedidos
Publicitária, Especialista em Marketing e Mestre em Comunicação e Informação.
Renata Barcellos
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