Em que medida a globalização e o cenário político-econômico internacional podem impactar os negócios brasileiros?


 

 

Em função da globalização, o impacto gerado por acontecimentos políticos e econômicos internacionais afetam diretamente os negócios brasileiros.

A influência da política e economia externas precisa ser considerada como fator determinante nos negócios. É razoável estar atento ao que ocorre no cenário externo para agir rapidamente no mercado onde as empresas estão inseridas.

As decisões estratégicas tomadas em países distantes do Brasil, com frequência, impactam nossos negócios, ainda mais em tempos de globalização. Este termo é utilizado para referir a quebra de fronteiras comerciais entre mercados. Desta forma, alguns eventos internacionais podem atingir, por exemplo, o fornecimento de matérias-prima fundamentais, influenciar o preço de commodities ou impactar em políticas de importação ou exportação, entre outras situações. E é por isso que as empresas devem trazer essa pauta para sua análise e discussão.

Este foi o tema abordado por Maria Teresa Bustamante no Alcance 2017. Maria Teresa é doutora em Administração e esteve à frente do setor de Negociações Internacionais da Whirlpool por 37 anos. Atualmente é sócia da Wellcome Consultoria e autora do livro Comércio Exterior.

Acompanhar as eleições internacionais e a condução de conflitos se faz importante porque são movimentos que irão respaldar estrategicamente na tomada de decisão das empresas, e dessa forma é possível minimizar riscos e decisões equivocadas.

Quero assistir esta palestra!

Renata Barcellos

Renata Barcellos

Analista de Conteúdo em Meus Pedidos
Publicitária, Especialista em Marketing e Mestre em Comunicação e Informação.
Renata Barcellos
Compartilhar
Twittar
+1
Compartilhar