O Blog do representante e gerente comercial

Estou pronto para abrir minha representação comercial?


Estou pronto para abrir minha representação comercial?

Muita gente tem o interesse (e o sonho) de seguir a carreira de representante comercial. Não ter uma rotina definida todos os dias, viajar bastante, conhecer pessoas diferentes, ganhar comissões polpudas e, claro, ser dono da sua própria empresa de representação estão entre os fatores que motivam muitos profissionais a se tornarem representantes autônomos.

Só que a realidade não é tão simples e, como em qualquer profissão, é preciso muito trabalho e esforço para conquistar o seu lugar ao sol. Por isso mesmo, muitas pessoas têm dúvidas de qual é o momento adequado para abrir sua própria empresa de representação comercial.

Se você se identificou com esta situação, confira abaixo dicas para ajudá-lo a decidir o que fazer:

O primeiro passo é ganhar experiência

Antes de mais nada, a recomendação é: entre no mercado primeiro e deixe para abrir sua representação depois. Primeiro, para que você possa viver a realidade do dia a dia e descobrir se, de fato, essa é a profissão adequada para você. Saiba o que é necessário para se tornar um representante comercial.

Segundo, porque abrir uma representação não é tão simples assim, é preciso fazer um certo investimento e ter muito planejamento e organização. Terceiro, porque você precisa ter uma carteira ampla de clientes fiéis e um bom número de representadas, ou representar uma empresa de grande porte, para que seu negócio vingue. Descubra como encontrar empresas para representar.

E isso é algo que só vem com o tempo, conforme você for ganhando experiência e se tornando mais conhecido no mercado. O Conselho Regional dos Representantes Comerciais da Bahia (Core-BA), por exemplo, aconselha quem está ingressando no mercado a atuar, primeiramente, como sub-representante, também conhecido como vendedor preposto.

O profissional estaria ligado a uma empresa que representa outras empresas, o que permite colocar o aprendizado dos cursos em prática, assim como aumentar seus contatos profissionais, o famoso networking.

Já sou experiente. O que devo fazer agora?

Se você já está no mercado há algum tempo e tem uma carteira significativa de clientes, vale a pena considerar seriamente a opção de abrir uma representação comercial. O primeiro passo é fazer um planejamento para isso.

Converse com amigos representantes, busque contatos, fale com um contador e um advogado para entender quais são os procedimentos práticos e os custos de ter o seu próprio negócio.

Com esses dados em mãos, você consegue fazer um planejamento mais claro e definir táticas para conseguir o capital necessário e providenciar os documentos básicos. Conheça o passo-a-passo para abrir uma empresa de representação comercial.

Pronto! Agora você já está pronto para se tornar um empreendedor de sucesso! Boa sorte!

Você tem dicas para quem deseja seguir a carreira de representante comercial? Então comente! Compartilhe conosco a sua experiência! 😉

Meus Pedidos

Meus Pedidos

Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
Meus Pedidos

Assine o blog

Fique atualizado e receba no seu email nossos E-books, planilhas, novidades e notícias sobre vendas.

E aí, o que achou do post? :)

Comentário(s)

Conheça o Meus Pedidos Força de vendas E-commerce B2B CRM Experimentar período grátis

O Meus Pedidos é o sistema de vendas que otimiza a gestão de pedidos no tablet, smartphone e computador. Ideal para representações comerciais, indústrias e distribuidoras, já trouxe resultados para mais de 70 mil empresas em todo o Brasil

Anderson Heller

“ Uso há três anos e não tem como ficar sem. É outro nível de gerenciamento ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Antônio Alexandre

“O Meus Pedidos permite que o gerente tenha acesso instantâneo às informações mais relevantes para o seu negócio”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Alexandra Ruy

“ Nossos representantes atuam em diversas regiões do país e o Meus Pedidos nos ajuda a gerenciar esse trabalho à distância ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Monnika Carneiro

“ O sistema Meus Pedidos me dá um alto nível de organização. Uso e recomendo! ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS