Guia: como participar do Alcance e aproveitar Joinville e região


Guia: como participar do Alcance e aproveitar Joinville e região

Se você já fez a sua inscrição no Alcance ou se ainda está decidindo se vale a pena a viagem, separamos algumas informações para ajudar na sua decisão e garantir que você vai aproveitar sua estadia por Joinville da melhor forma possível!

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, famosa por ser o principal polo industrial do estado e um dos principais do país, abrigando grandes empresas e multinacionais como Tigre, Amanco, Tupy, Whirlpool, entre várias outras.

Além de diversos atrativos locais, a cidade também está em uma localização privilegiada, próxima a belíssimas praias, às capitais do Paraná e de Santa Catarina e às maiores festas germânicas do país. Confira como curtir tudo isso a seguir.

Pra quem vem de longe

Joinville possui um aeroporto que não é muito grande, mas tem voos frequentes para São Paulo. Então, é fácil encontrar passagens mesmo de localidades mais distantes com conexão.

Outra opção que pode valer a pena de acordo com a sua programação, é verificar os voos de Curitiba ou de Navegantes, que ficam a aproximadamente 1h30 de distância de Joinville de carro.

Para verificar as passagens mais baratas, você pode utilizar aplicativos como o Voopter que faz a busca das viagens mais em conta e ainda permite a criação de alertas para identificar quando a passagem alcança o valor que você está disposto a pagar.

Hospedagem

Falando em hotéis, existem diferentes opções em Joinville, para todos os gostos e bolsos.

Mas, pensando em você que vem de fora, fechamos uma parceria com o Hotel Le Canard para proporcionar uma hospedagem de qualidade e com economia. O Hotel fica bem próximo a Expoville, a aproximadamente 2,7 km. Para garantir os valores promocionais para participantes do Alcance, faça sua reserva pelo e mail: joinville@lecanard.com.br ou pelo whatsapp do hotel: 47 99219-9525. Não esqueça de dizer que você irá participar do evento! 

Translado

Para se locomover em Joinville e também nas cidades próximas, você pode alugar carros em empresas como a Localiza, Hertz e Movida.

O serviço de Uber também funciona na cidade. Assim como os tradicionais táxis, que você pode chamar pelo aplicativo 99taxis.

Também há opção de transporte público, com ônibus municipais. Este transporte é feito pelas linhas integradas da Gidion e Transtusa e funcionam no sistema de terminais. Ou seja, todas as linhas têm início e fim em um dos terminais de Joinville. Quando você chega nestes locais, pode fazer conexões e, com isso, é possível chegar em lugares distantes pagando apenas um bilhete.

Para ir a outras cidades, você deve ir até a rodoviária. Ali, a maior parte das linhas dos ônibus intermunicipais e interestaduais são feitas pela Auto Viação Catarinense. Você pode ver os seus horários aqui.

Como aproveitar a região

O Alcance irá acontecer na terça e quarta-feira, então, vale a pena chegar mais cedo ou ficar por aqui mais uns dias para aproveitar os pontos turísticos de Joinville e da região.

O local do evento, a Expoville, já fica próximo a um dos principais cartões postais de Joinville, o pórtico da cidade, com estilo enxaimel de origem germânica e holandesa. Neste local fica a Secretaria de Turismo e, ao lado, você encontra o tradicional Moinho, que tem um restaurante anexo. É possível aproveitar este espaço para fazer algumas fotos e ainda provar uma das cervejas tradicionais da cidade.

Pórtico e Moinho de Joinville ficam ao lado do Centro de Convenções da Expoville.

Também vale a pena passar pela Rua das Palmeiras, localizada no centro da cidade, em frente ao Museu Nacional de Colonização e Imigração, onde é possível conhecer um pouco da história dos primeiros colonizadores da região e também do Príncipe e da Princesa de Joinville.

Rua das Palmeiras, um dos cartões postais de Joinville.

Se você gosta de museus, outra opção é visitar o Museu Arqueológico de Sambaqui. O museu tem entrada gratuita e conta com mais de 20 mil peças de povos que viveram há mais de 4,5 mil anos no Brasil, e foram encontradas nos sambaquis e sítios arqueológicos da região.

Museu de Sambaqui.

Outro ponto turístico obrigatório é o Mirante de Joinville, localizado no ponto mais alto do Morro do Boa Vista, no centro de Joinville. Ali é possível ter uma linda visão de toda a cidade de Joinville e também da Baía da Babitonga. Se você gosta de caminhar e tem boa disposição, pode subir o morro a pé ou de bicicleta. Se não, também há opções de linhas exclusivas de ônibus para a subida.

Mirante de Joinville proporciona uma das mais belas vistas da cidade.

Em relação à cultura, Joinville é conhecida como a cidade da dança, famosa por receber o maior Festival de Dança do Mundo, que acontece anualmente em julho. Apesar do Alcance acontecer em outubro, é possível sentir um pouco desse clima da dança visitando a Escola do Teatro Bolshoi. A escola é a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, formando profissionais do ballet e dança contemporânea com destaque mundial.

Apresentação da Escola de Ballet Bolshoi

O turismo rural também é um dos pontos de destaque de Joinville. Várias regiões como a Estrada Bonita, Estrada da Ilha e Piraí permitem a visitação a estabelecimentos em que você acompanha a produção de produtos coloniais, como o melado, pode se divertir em um pesque pague, ou ainda admirar plantas ornamentais. As opções em meio à natureza são as mais variadas.

Entrada da Estrada Bonita, um dos pontos do turismo rural de Joinville.

Se você quer ainda mais dicas do que fazer e quais lugares visitar em Joinville, pode dar uma olhada no site oficial do turismo de Joinville, clicando aqui.

Turismo gastronômico

Um dos pontos altos do turismo em Joinville, é a gastronomia. Com muita influência germânica, é possível encontrar restaurantes que oferecem pratos típicos alemães. Alguns dos mais tradicionais são o Marreco Recheado acompanhado de Purê de Maçãs, a Hackepeter, que é como um patê de carne crua muito temperado, ou ainda o Eisbein acompanhado de Chucrute, que é o Joelho de Porco com conserva de repolho. Esses pratos podem parecer exóticos, mas são deliciosos e muito apreciados.

Os cafés coloniais também merecem destaque. São cafés completos, com várias opções de doces e salgados. Prepare-se porque não tem como sair desses cafés sem comer muito!

E não deixe de provar as cucas e o tradicional chineque da cidade! Um pão com farofa doce amado pelos joinvilenses.

Um dos famosos cafés coloniais que se encontram na cidade.

Para fazer jus à tradição alemã, em Joinville também é possível encontrar diversas cervejas e chopps artesanais. Vale a pena provar os mais diversos tipos de cervejas: Weiss, Ipa, Witbier, Pale Ale, Helles, entre diversas outras.

A maior festa alemã das Américas!

Falando em tradição alemã, o Alcance 2018 acontece logo após a maior e mais tradicional festa alemã das Américas: a Oktoberfest! E essa grande festa fica em Blumenau, a menos de 1h30 de Joinville! Se você vier no final de semana anterior ao Alcance, consegue aproveitar os últimos dias desta grande festa.

Somente no ano passado, foram mais de 500 mil participantes e cerca de 663 mil litros de chopp em duas semanas e meia de evento.

A festa envolve toda a cidade e conta com desfiles durante o dia, competições de chopp em metro, parque de diversões, muitas comidas e trajes típicos, músicas e bandas alemãs e muita, mas muita animação.

Para mais informações, acesse o site oficial da Oktoberfest.

Animação é o que não falta na Oktoberfest de Blumenau.

Praias

Se não fosse o bastante todas essas opções, Joinville ainda fica próxima das mais belas praias catarinenses. Em menos de duas horas é possível chegar em Balneário Camboriú, Itapema ou Piçarras, ou ainda conhecer a linda Ilha de Santa Catarina: Florianópolis, com suas belíssimas 42 praias.

O acesso a essas praias é bastante simples, pela BR 101. Como ainda não será alta temporada, mas o clima já é quente, é um ótimo período para visitar as praias sem se preocupar (e se incomodar) com a superlotação.

Praia Mole, em Florianópolis. Uma das lindas praias que o litoral catarinense oferece.

Ah! Se você optar pela praia de Penha, ainda dá para dar um pulinho no Beto Carrero World e colocar o seu lado criança para fora nos diversos brinquedos temáticos e radicais.

Alcance

Além de todas essas possibilidades para aproveitar, você ainda vai participar do maior evento de vendas do Sul do Brasil!

O Alcance acontece nos dias 23 e 24 de outubro, na Expoville e terá mais de 40 palestrantes falando sobre vendas, marketing, tecnologia, logística e gestão para o setor de bens de consumo!

Mais informações no site eventoalcance.com.br.

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari
Compartilhar
Twittar
+1
Compartilhar