O Blog do representante e gerente comercial

Histórias de vendedores de sucesso para inspirar você


Histórias de vendedores de sucesso para inspirar você

Se existisse uma espécie de “bíblia” das vendas com certeza o nome de Zig Ziglar apareceria em destaque. Este famoso vendedor já assessorou até mesmo presidentes e chegou a fazer parte da lista das 500 pessoas mais influentes do mundo da revista “Forbes”. Já seu conterrâneo Joe Girard entrou para o “Guinness – Livro dos Recordes” como o maior vendedor de carros da história, após chegar a inacreditável marca de 13 mil carros vendidos em 15 anos.

Alexandre Costa, por sua vez, fundou a Cacau Show, maior rede de chocolates artesanais do Brasil, quando tinha apenas 17 anos. Vendedores de sucesso como eles têm sempre alguns fatores em comum, como perseverança e dedicação. Conheça agora essas histórias inspiradoras e saiba que habilidades usar para chegar lá também:

– Zig Ziglar:

Veterano da Segunda Guerra Mundial, palestrante motivacional de sucesso, conselheiro de presidentes e grandes empresários, autor de mais de 13 livros, vendedor. Estas são algumas das facetas de Hillary Hinton “Zig” Ziglar, americano natural do Texas, que trabalhou como vendedor em diversas empresas até assumir a vice-presidência da Automotive Performance em 1968. Na década de 70, trocou a carreira em vendas pela de palestrante motivacional, o que o alçou à fama mundial.

Qual o segredo do sucesso?

– Vocação: de origem humilde, Ziglar precisou trabalhar desde cedo. Ao perceber que tinha talento para a área de vendas e um dom para conversar com as pessoas, focou em desenvolver esta habilidade.

Motivação: “As pessoas dizem que motivação não dura para sempre. Nem o banho, por isso que recomendamos fazê-lo diariamente”: motivação é um estado de espírito, é preciso ter prazer pelo que se faz todos os dias para poder desenvolver um bom trabalho.

Confiança no produto: “Acredite no que vende”: seja um fã da marca que você revende, e não apenas um consumidor. Saiba quais as vantagens do produto e os benefícios que ele pode trazer. Se nem o vendedor acredita no potencial do seu produto, como exigir que o cliente faça o mesmo?

Confira essas características na prática nesse vídeo de Zig Ziglar.

Joe Girard:

Natural de Michigan, Estados Unidos, Girard começou a trabalhar como vendedor aos 11 anos, para ajudar no sustento da família. Colecionou inúmeros fracassos até os 35 anos, já que muitos achavam que sua abordagem nas vendas era muito agressiva e temiam que isso afetasse a imagem da empresa. Mesmo assim, ele nunca desistiu, chegando a bater um recorde atrás do outro: maior vendedor de carros em um dia (18), em um mês (174), em um ano (1.425) e em 15 anos (13.001).

Qual o segredo do sucesso?

– Perseverança: não desistiu de tentar, mesmo quando ninguém acreditava nele e após fracassar algumas vezes;

– Dedicação ao cliente: Girard fazia com que cada cliente se sentisse único e especial: enviava mensagens personalizadas para todos  e acreditava que a venda começava apenas após a assinatura do contrato.

Alexandre Costa:

Aos 14 anos, Alexandre já vendia chocolates de porta em porta, seguindo a tradição da família, revendedora de uma empresa local. Até que um dia, em plena Páscoa, o fornecedor teve problemas e não conseguiu entregar os produtos solicitados. O prejuízo foi tanto que a família de Alexandre desistiu do negócio. Até que, alguns anos depois, Alexandre decidiu fundar a Cacau Show ao perceber que o mercado de chocolates artesanais era pouco explorado no Brasil. Hoje, sua empresa já ultrapassou a marca de mil lojas.

Qual o segredo do sucesso?

– Não fazer papel de vítima: “O que deu errado para vocês no passado talvez não dê para mim agora”: o fracasso do negócio da família não significava o fracasso do seu negócio;

– Conhecimentos do mercado: Alexandre conquistou o sucesso porque atuou em um mercado que conhecia muito bem, já que vender chocolates fazia parte da história da sua família. As chances aumentam quando você sabe exatamente qual produto está vendendo.

Vale a pena conferir essa palestra de Alexandre Costa, na qual ele conta em mais detalhes a história de sucesso da Cacau Show.

– Jair Cavalcanti:

Natural de João Pessoa, na Paraíba, Jair começou a carreira de representante comercial em janeiro de 2014 na JC Multhimarcas. Em menos de oito meses, ele conquistou 55 clientes e atingiu o impressionante número de 40 mil itens vendidos!

Qual o segredo do sucesso?

– Dedicação ao cliente: “Não faça clientes, multiplique amizades”: o mais importante é entender as necessidades do cliente e demonstrar interesse em conhecê-lo melhor. Algumas perguntas simples antes de começar a venda já ajudam a quebrar o gelo e a gerar empatia.

– Usar um software de vendas eficiente: um aplicativo que também funcione off-line, além de ser mais prático para o vendedor, agiliza o processo de vendas, passando uma imagem de profissionalismo para o cliente. “Não uso mais papel e caneta, apenas o tablet para tirar pedidos e mostrar o catálogo dos produtos. É só elogios dos meus clientes, pois já vejo o preço do produto, quantidade, soma total e quantidade dos itens”, explica o representante, usuário do sistema Meus Pedidos.

Leia a história completa do Jair e outras histórias de vendedores de sucesso que já publicamos aqui no nosso blog.

Há algum outro vendedor de sucesso que inspira você? Conte pra gente nos comentários!

 

Meus Pedidos

Meus Pedidos

Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
Meus Pedidos

Assine o blog

Fique atualizado e receba no seu email nossos E-books, planilhas, novidades e notícias sobre vendas.

E aí, o que achou do post? :)

Comentário(s)

O Meus Pedidos é o sistema de vendas que otimiza a gestão de pedidos no tablet, smartphone e computador. Ideal para representações comerciais, indústrias e distribuidoras, já trouxe resultados para mais de 70 mil empresas em todo o Brasil

Anderson Heller

“ Uso há três anos e não tem como ficar sem. É outro nível de gerenciamento ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Antônio Alexandre

“O Meus Pedidos permite que o gerente tenha acesso instantâneo às informações mais relevantes para o seu negócio”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Alexandra Ruy

“ Nossos representantes atuam em diversas regiões do país e o Meus Pedidos nos ajuda a gerenciar esse trabalho à distância ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Monnika Carneiro

“ O sistema Meus Pedidos me dá um alto nível de organização. Uso e recomendo! ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS