Negociação e gestão de conflitos


Negociação e gestão de conflitos

 

A negociação é uma etapa delicada e, também, decisiva no processo de vendas. É nesta fase que o vendedor consolida a venda ou, se não souber negociar, coloca tudo a perder.

O profissional de vendas precisa desenvolver a habilidade da negociação para fechar vendas e aprender como gerenciar de maneira saudável e eficaz os conflitos que podem ocorrer. É preciso saber como lidar com pedidos de alteração, as dúvidas e, principalmente, entender como esses conflitos podem atrapalhar todo o processo de negociação.

A palestra Negociação e gestão de conflitos foi tema na edição passada do Alcance. Nela, Ricardo Scappini que é Executivo Comercial na Tigre S.A, especialista em negociação e gestão de conflitos, tem mais de 23 anos de experiência na área comercial e há mais de seis anos atua como professor de pós graduação, abordou a importância de incorporar a negociação como hábito nas boas práticas comerciais.

Escolhas e conflitos

Scappini destaca que o ser humano médio efetua cerca de 3.000 escolhas diárias. Dentre estas, estão escolhas simples como qual roupa vestir, o que comer, qual item comprar, além das escolhas mais complexas, que necessitam maior avaliação e ponderação, como as escolhas executadas no ambiente profissional, por exemplo.

As escolhas são conflitos com os quais precisamos negociar. Os conflitos surgem a partir de visões e percepções distintas. Scappini acredita que os conflitos devem ser encarados como oportunidades e é sobre como desenvolver este olhar que ele trata em sua palestra.

Renata Barcellos

Renata Barcellos

Analista de Conteúdo em Meus Pedidos
Publicitária, Especialista em Marketing e Mestre em Comunicação e Informação.
Renata Barcellos
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