“O bom representante não tem clientes, faz amigos”


“O bom representante não tem clientes, faz amigos”

Aos 14 anos, Júnior Moura teve o primeiro contato com o setor de esquadrias de alumínio e serralheria, ainda na empresa do pai. Alguns anos depois, chegou a abrir seu próprio negócio, mas a forte identificação com o setor de vendas e a capacidade de se comunicar bem com todos fez com que Júnior optasse por seguir a carreira de representante comercial.

“Hoje, meus concorrentes viraram meus clientes”, conta Júnior, à frente da JR Moura Representações há cinco anos. Natural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, o representante tem clientes em todo o estado.

Ou, como ele mesmo prefere dizer, amigos: “um bom representante comercial não faz clientes, ele tem amigos. É preciso saber se aproximar das pessoas, ter um interesse real em conhecê-las, em entender os seus problemas e saber como resolvê-los. Só assim você conseguirá oferecer um produto que realmente atenda às necessidades do comprador”, aconselha Júnior.

Sistema de vendas que conhece o representante

Para gerenciar a crescente cartela de clientes, assim como a emissão constante de pedidos, Júnior optou por utilizar o sistema Meus Pedidos para Representações Comerciais. “Descobri o Meus Pedidos navegando pela internet, na hora já me interessei pelo produto e efetuei o cadastro no dia seguinte. Está me ajudando bastante a me organizar melhor, além de ser intuitivo e simples de usar. Com certeza foi feito por alguém que conhece muito bem o dia a dia do representante!”, comenta.

Outra dica de Júnior é utilizar um catálogo de vendas on-line, como o E-commerce B2B, que permite que o próprio cliente visualize os produtos e efetue um orçamento on-line. “Como atuo em todo o estado, isso me ajuda bastante, já que não preciso me deslocar toda semana para visitar determinado cliente. Claro que as visitas são essenciais e fazem parte do trabalho do representante, mas com o Catalogou o processo fica mais ágil e simples, tanto para o comprador quanto para quem vende”, explica Júnior.

Representante tem que ser conectado

Para quem deseja seguir a carreira de representante comercial, Júnior dá um conselho: “essa profissão não é fácil, é preciso ter um forte interesse pela área e muita perseverança, com a consciência de que há inúmeros obstáculos pelo caminho. Fique ligado nas tendências do mercado e nas tecnologias disponíveis, isso é essencial para quem não quer ficar para trás”.

Conheça outros casos de sucesso no blog. Tem uma história inspiradora para compartilhar com a gente? É só responder nos comentários 😉

 

Compartilhar
Twittar
Compartilhar