O Blog do representante e gerente comercial

O desafio para se tornar um representante comercial


O desafio para se tornar um representante comercial

“Tornar-se um representante comercial é um verdadeiro desafio. É preciso batalhar muito no primeiro ano para fazer com que o seu nome seja conhecido no mercado”, conta Marcos Venício Júnior, há quase dois anos à frente da MVJR Representações, de Belo Horizonte.

Após oito anos atuando no setor bancário, Marcos começou a auxiliar o cunhado, que é representante comercial em São Paulo. “Ele queria expandir os negócios para Minas Gerais e, como eu desejava mudar o foco da minha carreira, decidi ajudá-lo nesse processo”, explica.

Ele tem um conselho para quem deseja seguir a carreira de representante: “pesquise muito sobre o setor antes de entrar no mercado e mantenha expectativas realistas”. Afinal de contas, iniciar em uma profissão nova não é nada fácil, é preciso ter muita paciência e persistir, apesar dos percalços.

Mas por onde começar?

Antes de mais nada, procure empresas para representar, dando foco para setores com os quais você já tem alguma experiência ou afinidade. Por exemplo, se você já trabalhou em um pet shop, pode ser interessante procurar empresas de produtos veterinários para representar.

Após pesquisar muito e adquirir bons conhecimentos sobre o seu produto, chegou a hora de encontrar os seus clientes. “Quando o seu nome não é conhecido no mercado, é você que precisa se fazer conhecer. Foque na prospecção de clientes e em desenvolver o relacionamento com aqueles que você já conheceu”, recomenda Marcos.

Organize-se!

Quem não tem muita experiência anterior com vendas deve procurar o máximo de informações possíveis sobre a área o quanto antes. Conversar com representantes mais experientes e ler bastante sobre técnicas de vendas e sobre o dia-a-dia do representante comercial  podem ajudar.

O segundo passo é se organizar, já que a rotina é bem atribulada: agendamento de visitas, clientes para prospectar, pedidos para emitir, metas a cumprir… Lidar com tantos dados todos os dias não é tarefa fácil, por isso, o recomendável é adotar um sistema de força de vendas digital, que ajude a otimizar o seu tempo e, consequentemente, a vender mais.

Seguindo indicação de uma representada de Santa Catarina, Marcos começou a usar o sistema Meus Pedidos no início de 2015 e já pôde sentir a diferença: “o sistema é bem intuitivo, os relatórios de vendas ficam mais organizados e, consequentemente, é mais fácil e rápido encontrar a informação que preciso do que nas planilhas do Excel que eu usava antes”, explica.

Pronto para começar?

O começo não será simples mas, com determinação e esforço, é possível chegar lá. “Batalhe bastante e mostre o seu diferencial para o cliente. Os frutos você colhe com o tempo”, finaliza Marcos.

Meus Pedidos

Meus Pedidos

Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
Meus Pedidos

Assine o blog

Fique atualizado e receba no seu email nossos E-books, planilhas, novidades e notícias sobre vendas.

E aí, o que achou do post? :)

Comentário(s)

Conheça o Meus Pedidos Força de vendas E-commerce B2B CRM Experimentar período grátis

O Meus Pedidos é o sistema de vendas que otimiza a gestão de pedidos no tablet, smartphone e computador. Ideal para representações comerciais, indústrias e distribuidoras, já trouxe resultados para mais de 70 mil empresas em todo o Brasil

Anderson Heller

“ Uso há três anos e não tem como ficar sem. É outro nível de gerenciamento ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Antônio Alexandre

“O Meus Pedidos permite que o gerente tenha acesso instantâneo às informações mais relevantes para o seu negócio”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Alexandra Ruy

“ Nossos representantes atuam em diversas regiões do país e o Meus Pedidos nos ajuda a gerenciar esse trabalho à distância ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Monnika Carneiro

“ O sistema Meus Pedidos me dá um alto nível de organização. Uso e recomendo! ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS