O Blog do representante e gerente comercial

“O representante comercial não pode ser acomodado”


“O representante comercial não pode ser acomodado”

Ser um profissional autônomo tem inúmeras vantagens, como definir o seu horário de trabalho, escolher quem serão seus clientes, ser seu próprio chefe…. Mas, como em qualquer carreira, nem tudo são flores. Além do desafio para se tornar um representante comercial é preciso lidar com outros contratempos. “Permanecer ativo em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido é uma das maiores dificuldades do representante hoje”, explica Max Oliveira, da TRA Representações, do Rio de Janeiro.

Há 20 anos atuando como representante comercial e há cinco no setor de cosméticos, Max comenta que esta carreira exige jogo de cintura para lidar com os imprevistos do dia-a-dia. “Como é o representante quem faz o seu salário, você não pode se acomodar. Tem que ter organização e disposição para prospectar clientes e conseguir fechar negócios cada vez mais rápido. Caso contrário, corre-se o risco de ficar estagnado e, consequentemente, de perder dinheiro”, avalia Max.

Mas como lidar com estes desafios?

Quem é da área de vendas sabe que ter um trabalho que dependa de outras pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Pode ser que você dê o azar de encontrar o cliente em um dia ruim e perder uma venda que já estava praticamente fechada, ou pode ser que ele tenha acordado de mau humor e acabe sobrando para todo mundo, inclusive para você.

“Há muitos altos e baixos que não dependem apenas do profissional, por isso, é preciso estar preparado para todo tipo de situação”, explica o representante. Mas como fazer isso se há tanta imprevisibilidade no setor?

“O segredo é avaliar o mercado constantemente, considerando seus pontos fortes e fracos e representar somente empresas sérias, que vendem produtos confiáveis”, ensina Max. Por fim, o representante aconselha o uso de materiais e ferramentas eficazes para ajudá-lo a gerenciar sua rotina de vendas.

Organização também faz toda a diferença

Uma boa dica é utilizar um sistema de vendas digital. “Há um mês decidi adotar o Meus Pedidos e já senti uma grande diferença. O sistema é bem fácil e intuitivo, com uma interface bastante amigável; além disso, por ser feito especialmente para representantes, há inúmeros benefícios, como a possibilidade de administrar várias representadas individualmente e ainda acessar seus dados pelo smartphone ou tablet”, comenta Max.

Ter um controle dos últimos pedidos feitos pelo cliente, por exemplo, pode ajudá-lo a entender quem está sem comprar há um certo tempo e, assim, você consegue se planejar para incluí-los na sua próxima visita. Com organização e empenho, é possível não apenas encontrar prospects, mas fidelizar seus clientes. E, com clientes fieis, não há crise que possa prejudicar as suas vendas, não é? 😉

Quer saber mais dicas e segredos em vendas? Então conheça outras histórias de sucesso para inspirá-lo a vender cada vez mais. Não deixe de compartilhar a sua história de sucesso com a gente, ok? É só comentar abaixo!

 

Meus Pedidos

Meus Pedidos

Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
Meus Pedidos

Assine o blog

Fique atualizado e receba no seu email nossos E-books, planilhas, novidades e notícias sobre vendas.

E aí, o que achou do post? :)

Comentário(s)

Conheça o Meus Pedidos Força de vendas E-commerce B2B CRM Experimentar período grátis

O Meus Pedidos é o sistema de vendas que otimiza a gestão de pedidos no tablet, smartphone e computador. Ideal para representações comerciais, indústrias e distribuidoras, já trouxe resultados para mais de 70 mil empresas em todo o Brasil

Anderson Heller

“ Uso há três anos e não tem como ficar sem. É outro nível de gerenciamento ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Antônio Alexandre

“O Meus Pedidos permite que o gerente tenha acesso instantâneo às informações mais relevantes para o seu negócio”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Alexandra Ruy

“ Nossos representantes atuam em diversas regiões do país e o Meus Pedidos nos ajuda a gerenciar esse trabalho à distância ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS
Monnika Carneiro

“ O sistema Meus Pedidos me dá um alto nível de organização. Uso e recomendo! ”

CONHEÇA O MEUS PEDIDOS