“O representante tem que vestir a camisa da sua empresa”


“O representante tem que vestir a camisa da sua empresa”

Fazer com que seus representantes comerciais priorizem a venda dos produtos da sua empresa é um dos maiores desafios da indústria. Afinal de contas, a grande maioria trabalha com uma carteira ampla de representadas. Como se destacar em um meio tão concorrido?

“A solução é fazer com que os representantes vistam a camisa da sua empresa, que se tornem fãs da sua marca”, responde Rosalina Almenara, gerente comercial da Grintoy, fabricante de paineis em E.V.A. e itens de decoração para festas e eventos em Votorantim, no interior de São Paulo.

Para chegar lá, Rosalina explica que o melhor caminho é desenvolver uma relação mais cordial com o seu vendedor externo. “O representante é a ponte entre a indústria e o lojista, ele é essencial para fazer com que o nosso produto seja conhecido no mercado. Assim, se você deixar claro o valor que ele tem para o seu negócio, o seu representante vai se sentir parte do time e terá orgulho de vender o seu produto”, completa a gerente comercial.

Sistema de vendas facilita o trabalho do representante

Mas não basta falar, é preciso agir. Para isso, busque facilitar o dia-a-dia do seu vendedor externo, oferecendo ferramentas que agilizem seu trabalho e reduzam o tempo gasto com atividades burocráticas. Entre as possibilidades, está o uso de um sistema de força de vendas digital, que permite que o representante tenha todas as informações necessárias no tablet ou no smartphone.

Assim, ele não vai precisar carregar catálogos enormes e pesados em cada visita, o que terá um grande impacto no seu bem-estar e, consequentemente, na sua produtividade. “Desde 2014, nós estamos utilizando o sistema Meus Pedidos, uma indicação de uma indústria parceira. Até os nossos representantes mais antigos, aqueles que estão com a gente há mais de 10 anos, gostaram da novidade e viram o retorno positivo que isso trazia no seu dia-a-dia”, explica Rosalina.

Poder mostrar sua cartela de produtos em um catálogo digital, fazer orçamentos e, até mesmo emitir pedidos na frente do cliente, durante a visita, estão entre as vantagens de um sistema de vendas. Assim, o representante ganha tempo para se dedicar à atividades mais estratégicas, como a prospecção de novos clientes. E todos saem ganhando. =)

Conheça outros casos de sucesso inspiradores no nosso blog. Boa leitura!

E você, tem outras dicas para fazer o representante vestir a camisa da sua empresa? Então  compartilhe com a gente nos comentários!

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