O segredo do bom vendedor (ou como um hippie me convenceu a comprar cerveja pra ele)


O segredo do bom vendedor (ou como um hippie me convenceu a comprar cerveja pra ele)

Final de ano decidi tirar uns dias para descansar nos paradisíacos Lençóis Maranhenses. Lá estava eu, passeando pela avenida Beira-Rio da pacata Barreirinhas quando, de repente, um jovem loiro com uma aparência meio hippie chamou minha atenção: “bonito esse apanhador de sonhos que você comprou, moça. Tenho um brinco que vai ficar lindo com ele, vem cá que te mostro”.

Até aí, nada demais. Agradeci e disse que não tinha interesse. “Sem problemas, moça. Mas você me parece alguém bem viajado, parece se interessar por coisas diferentes.”

Pronto. Foi aí que ele acertou. Antes mesmo que eu percebesse havíamos engatado uma ótima conversa sobre viagens e cultura brasileira. No final, ganhei um brinco deste artista de rua e, agradecida pelo ótimo papo, paguei de bom grado uma cerveja pra ele.

Ok, mas o que isso tem a ver com vendas?

Absolutamente tudo. Porque este jovem conseguiu colocar em prática o principal segredo dos grandes vendedores: prestar atenção no cliente. Hippie vendendo miçanga na praia tem em todo lugar, mas quantos param para conversar, mesmo sabendo que não vão lucrar nada com isso?

O mesmo preceito vale para você, independente de qual seja o seu ramo de atuação. Quantas vezes você parou para ouvir seu cliente? Mas escutá-lo mesmo, com ouvidos atentos, e não apenas pensando no próximo passo da negociação?

Pois é, na correria do dia a dia e na ânsia de bater metas cada vez mais agressivas, fica difícil ter tempo para uma boa conversa. E quem sai perdendo neste descaso com o cliente é o próprio vendedor. Preços competitivos e produtos de qualidade os seus concorrentes também podem oferecer. Mas o que vai ficar na memória de quem compra é a gentileza do atendente, a preocupação com o seu bem-estar.

O segredo para fidelizar clientes em plena crise econômica

Assim como em um relacionamento amoroso, conquistar a fidelidade do cliente exige tempo e dedicação. Algumas dicas simples para começar:

  • Anote na agenda o aniversário de todos os seus clientes e ligue para desejar parabéns. Uma ligação no mundo do WhatsApp significa mais do que parece;
  • Preste atenção em detalhes quando for visitar um cliente. Ele emagreceu? Mudou o cabelo? De repente apareceu usando aliança? Elogios (desde que sinceros) é algo que todo mundo gosta;
  • Faça perguntas pessoais. Questione-o sobre o local em que nasceu, sua família, seus hobbies. Mas fique atento para não ultrapassar o limite do profissional e evite perguntas constrangedoras.
  • Mime seus clientes. Oferecer brindes em datas festivas e eventos especiais é sempre uma boa ideia.

Pronto! Agora que você conhece o caminho do sucesso, que tal incluí-lo nas suas resoluções para 2016? =D

Confira mais dicas de como fidelizar clientes e vender mais.

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