“Os mais disciplinados são os melhores representantes comerciais”


“Os mais disciplinados são os melhores representantes comerciais”

Na contramão da crise econômica, o mercado PET cresce pelo menos 10% ao ano, colocando o Brasil como o segundo maior consumidor de produtos para animais de estimação do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. “As pessoas até deixam de gastar com elas mesmas para investir no bem-estar do bichinho. Por isso não sofremos tanto com a crise quanto outros setores”, explica Guilherme Benezra, gerente de contas especiais do Grupo Agrofarm, de Porto Alegre-RS.

Mesmo assim, em tempos de incerteza, Guilherme recomenda seguir algumas dicas para manter o crescimento: “este é o momento de revisar a gestão da sua empresa e verificar o que pode ser feito para reduzir custos desnecessários”, explica. Esta é a hora de investir em ferramentas que tragam melhorias, como um sistema de força de vendas, que pode otimizar o tempo dos seus vendedores e aumentar a produtividade.

“Desde 2013, nós usamos o Meus Pedidos na Agrofarm. Eu, inclusive, participei do processo de implantação do sistema quando estava trabalhando no TI. Além de oferecer um bom custo-benefício, a ferramenta é intuitiva e fácil de usar. Isto facilitou bastante a adaptação dos nossos representantes”, comenta Guilherme. Há quatro anos na empresa, ele começou como estoquista, passou por telemarketing e TI e, recentemente, assumiu o cargo de gerente de contas especiais.

Dedicação é diferencial para se destacar como representante

Para quem deseja crescer na carreira, ele dá a dica: “Vender é uma arte. É necessário ter dom, uma certa desenvoltura. Mas isso não é suficiente, é preciso muita disciplina e dedicação para ir além”, explica. “Meus melhores vendedores são aqueles que têm mais disciplina, que sabem planejar adequadamente sua rotina”.

Percebe-se, portanto, que organização é o segredo para o sucesso. Por isso a importância de utilizar ferramentas que auxiliem no gerenciamento da sua própria rotina, permitindo um controle sob os pedidos emitidos e a agenda de visitas da semana. “Isto se torna ainda mais urgente quando a situação econômica do país não está tão boa. O representante que consegue se organizar prova seu valor e, definitivamente, se destaca perante o gestor comercial”, finaliza Guilherme.

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