Parceria com o cliente ajuda a afastar a crise


Parceria com o cliente ajuda a afastar a crise

2015 já começou cheio de desafios. Com a desaceleração da economia, houve também redução nas vendas, o que torna o trabalho do representante comercial ainda mais crucial nesse momento. É o caso de Willians Teixeira, da Willians Representações, que há cinco anos atua como representante na região de Sorocaba, interior de São Paulo.

Willians conta que o setor de móveis é um dos mais afetados pela crise econômica. “Como muitos desses produtos são considerados ‘supérfluos’, as pessoas adiam a compra até que a economia melhore. É o que está acontecendo com a venda de jogo de sala de jantar, por exemplo”, explica.

Mas dá para reverter esse quadro?

Há táticas que o representante pode usar para lidar com o pessimismo vigente e impulsionar as vendas. “Eu faço parcerias com os fabricantes para oferecer incentivo aos vendedores de loja, como fazer gincanas entre eles para estimular o interesse em vender meu produto na ponta”, explica Willians.

Outra tática é a de facilitar a forma de pagamento, com prazos mais extensos, adequados ao bolso do cliente. “Assim, estou conseguindo reverter a queda nas vendas e manter a minha meta do ano. Não está sendo fácil mas, quando se é representante comercial, vive-se um desafio novo todos os dias”, comenta Willians.

Entre esses desafios constantes está o de transformar o cliente em um parceiro. A grande diferença está no fato de o parceiro ser alguém que confia no representante, e que vai buscar consultá-lo sempre que precisar de algo.

Sistema para organizar a rotina é essencial

Mas, para conseguir essa façanha, é preciso muita paciência e organização. É necessário manter contato constantemente com o cliente, acompanhar de perto quais produtos ele mais compra, qual foi a última vez que ele fez um pedido, qual foi a última visita que você fez a ele, dentre outros fatores.

“Foi por isso que eu decidi usar o Meus Pedidos, assim consigo organizar melhor a minha rotina e o rápido acesso à informação faz com que seja muito mais fácil esse processo de acompanhamento constante do cliente, ou melhor, do nosso parceiro”, conta Willians, usuário do sistema de vendas digital Meus Pedidos desde o fim de 2014.

Para quem anda pessimista com o futuro do Brasil, Willians dá um conselho: “mantenha o pensamento positivo, faça parcerias com seus clientes, pense em alternativas para continuar vendendo, enfim, use sua criatividade”. Afinal de contas, 2015 ainda nem começou, não é mesmo?

Conheça outros casos de sucesso para inspirar você no nosso blog.

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