Como transformar a informação em aumento de vendas
No sexto episódio do Podcast da Meus Pedidos, Priscilla Mancini, Gerente Nacional de Trade Marketing e Merchandising na GTEX Brasil, revela a necessidade do trade marketing atuar apoiado na gestão de indicadores e inteligência dos dados. Priscilla acredita que esta é uma estratégia eficiente para gerar aumento de vendas com qualidade, deixando de ser uma venda transacional.
Ruptura: uma vilã para vendas
Priscila nos explica que uma das dores da indústria é a ruptura. Ou seja, quando o consumidor vai até a gôndola e não encontra o produto que procura, o que pode levá-lo a comprar de uma marca concorrente, escolher um produto substituto ou optar por não comprar.
Essa é uma das frentes em que o trade marketing atua para mapear a quantidade de produtos disponíveis na gôndola sugerindo sua rápida reposição, entre outras ações estratégicas.
Conheça seu cliente e gere aumento de vendas
De acordo com Priscilla, é necessário conhecer o mix de produtos do varejo e o desempenho de cada item e sua sazonalidade. Estas informações são importantes para avaliar o giro do produto em determinada região ou loja específica para tomar uma ação eficiente, pautada em informação.
Diferencial competitivo: Gestão comercial baseada em dados
Ainda hoje, parte dos executivos de vendas acompanham o desempenho de sua equipe apenas monitorando vendas diárias e o faturamento. Assim, o risco que se corre é inviabilizar novas frentes de atuação e desprezar oportunidades de negócios ao considerar somente estes dados.
Alguns gestores comerciais enxergam a gestão comercial baseada em dados como grande desafio. Neste podcast, vemos como esse modo de gerenciar as vendas possibilita identificar oportunidades de mercado para que sua equipe comercial amplie resultados.
Sobre a GTEX BRASIL
A Gtex Brasil é uma empresa especializada em produtos de limpeza. A empresa é um dos players dentro de um mercado que movimenta quase R$ 15 bilhões por ano e já está consolidada entre as grandes multinacionais no Brasil. Sua distribuição é formada por 150 representantes e 70 distribuidores no país todo. Além de realizar atendimento direto a alguns clientes como Pão de Açúcar, Assaí e Walmart, a Gtex Brasil ainda terceiriza itens de limpeza das marcas próprias de clientes como Qualitá e Carrefour. Também conta com o desenvolvimento de canais de exportação em mercados chave, principalmente na América Latina.
Por trás da estratégia
Com mais de 15 anos de experiência na área de trade marketing e fascínio pelos dados e monitoramento de resultados, Priscilla lidera as estratégias de trade marketing e merchandising, em nível nacional, na GTEX Brasil. Ela é responsável por toda a operação de loja, campanhas para atacadistas, distribuidoras e outros canais, além de comunicação com os profissionais de trade. Priscilla busca auxiliar a equipe comercial para melhorar seus resultados, fomentando uma relação de ganha-ganha entre cliente e indústria.
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