Por que devo reduzir a minha carteira de clientes?


Por que devo reduzir a minha carteira de clientes?

Em tempos de crise, algumas atitudes precisam ser revistas. Entre elas está a de manter uma ampla carteira de clientes. Não há nada de errado nisso, desde que todos eles estejam trazendo o resultado esperado: vendas. Agora, pare por um momento e analise a sua lista de clientes. Quantos deles não compram de você há mais de três meses? A não ser que haja um bom motivo para isso, chegou a hora de seguir em frente.

Se você tem dificuldades para desapegar, conheça agora 3 bons motivos para reduzir a sua carteira:

1) Apenas 20% dos seus clientes são responsáveis por 80
% das suas vendas. É com eles que você deve se preocupar.

Quem trabalha com vendas provavelmente já ouviu falar no Princípio de Pareto. Esta teoria, proposta pelo economista italiano Vilfredo Pareto, afirma que 80% das suas vendas vêm de 20% dos seus clientes. Sendo assim, não faz sentido manter uma carteira extensa, já que apenas uma parcela dos clientes trará resultados significativos para você.

Portanto, evite perder tempo com quem não está interessado em comprar e foque nos que realmente querem os seus produtos.

2) Ganhe mais tempo para se dedicar a cada cliente.

Tendo como base o Princípio de Pareto, você perceberá que, com menos clientes, será possível planejar melhor cada visita. Assim, você já encontra o comprador tendo em mãos os melhores argumentos e a solução mais adequada para ele.

Investindo em um atendimento mais personalizado e de mais qualidade, você não apenas aumenta as suas chances de fechar a venda, como consegue fidelizar o cliente.

3) Tenha mais foco em resultados de longo prazo.

Ao revisar a sua carteira, será preciso traçar novas estratégias para atingir as suas metas de curto e longo prazo. Pense que, além de fazer estes clientes comprarem mais, será preciso cuidar do relacionamento para que eles continuem comprando de você por muito tempo.

Isto tudo irá ajudá-lo a criar um planejamento de longo prazo que, além de fazer com que você venda mais, deixará mais claro o caminho a ser seguido para realizar os seus sonhos profissionais.

E aí, pronto para desapegar? Conte pra gente como foi o seu processo de redução da carteira =)

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Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
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Comentário(s)

  • exclusive Representações

    Sempre trabalhei dessa forma, poucos Clientes com mais dedicação possível.

    • Meus Pedidos

      Bom dia, Exclusive Representações! Tudo bem?
      Obrigado por contar pra gente sobre a sua experiência! Temos alguns posts no blog que falam sobre fidelização de clientes, acho que vai te interessar. 5 dicas de como fidelizar clientes e vender mais: http://ter.li/p7s8gf e Como fidelizar clientes usando o WhatsApp: http://ter.li/cnrg9z. Espero que goste, depois conte pra gente o que achou. =)

      Abraços

  • Cláudio

    Não percebi no artigo a orientação para diminuir a carteira de clientes ativos . Percebi a mensagem de que é necessário ter estratégia para termos a certeza de que estamos trabalhando assertivamente para eles, com foco. Maravilha se a carteira tiver 1000, 2000 clientes ativos e bem atendidos! O que não pode é ter 10.000 e eu não ter a menor idéia da representatividade de cada um. Já representei empresas que me enviavam e listas que mais pareciam um obituário de empresas!

    • Meus Pedidos

      Bom dia, Cláudio! Tudo bom?
      Exatamente isso, você conseguiu captar bem a ideia do texto! Nosso objetivo era justamente o de gerar uma reflexão para que o próprio representante pudesse avaliar o que se encaixaria melhor na sua rotina e de que forma ele poderia agir para potencializar as vendas.
      Obrigado por compartilhar sua experiência com a gente, continue comentando no blog e inspirando nossos leitores! =]
      Abraços

  • Junior

    Gostei da estrategia mas, como empresa ainda acredito que onde tem uma porta aberta tem um cliente.
    Ele esta comprando meu produto de alguem de uma forma de outra, entao se ele esta em minha area de atendimento terei que encontrar uma forma de atende-lo.

    • Meus Pedidos

      Bom dia, Junior! Tudo bem?
      Sim, há prós e contras nesta forma de agir. Claro que não se pode contar com apenas alguns clientes para garantir a comissão no fim do mês, mas é preciso analisar até que ponto o vendedor consegue dar conta de atender a todos com qualidade. É uma questão de organização, mas também é preciso contar com a colaboração da empresa para avaliar até que ponto aquele profissional está sobrecarregado ou não.
      Estamos produzindo um e-book bem completo sobre este tema. Se você tiver interesse em receber o material com exclusividade antes do lançamento oficial é só me passar o seu e-mail que irei encaminhá-lo ainda hoje para você.
      Obrigado pelo comentário e uma ótima semana!

  • Cláudio

    Tenho interesse no E-book. claudiovarginha@yahoo.com.br

    • Meus Pedidos

      Bom dia, Cláudio! Tudo bem?
      Claro, vamos te encaminhar o e-book por e-mail agora mesmo! =)
      Depois conta pra gente o que achou, ok?
      Abraços!

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