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Porque eventos são importantes para a sua equipe comercial


Porque eventos são importantes para a sua equipe comercial

Existem alguns benefícios que somente os eventos podem trazer para você. E na área de vendas, isso é ainda mais evidente. Muitas vezes, acabamos mantendo as nossas atenções no preço do ingresso e nos principais palestrantes que o evento irá trazer para decidir se ele vale a pena ou não. Essas são considerações importantes, mas é necessário pensar no valor como um investimento e refletir sobre diversos benefícios que também fazem parte de um evento de qualidade.

Para a área comercial, a participação em eventos é um grande diferencial para a equipe, e nós vamos explicar o porquê disso.

Contato com diferentes linhas de raciocínio

Os eventos são uma ótima oportunidade para conhecer a visão de pessoas de diferentes segmentos sobre um determinado assunto. Isso amplia a sua perspectiva, o seu conhecimento e a sua maneira de ver a questão.

Pensar de forma diferente é um estímulo à inovação, o famoso “pensar fora da caixa”. É comum encontrar soluções para problemas pensando em como outras áreas agem. Isso torna o raciocínio mais rápido e dinâmico e aumenta o nível de profissionalismo e engajamento da equipe.

Networking

Em que outro lugar é possível encontrar várias pessoas de diferentes segmentos ou empresas com uma mesma afinidade entre si e ainda dispostas a conversar sobre trabalho? Os eventos são ótimos lugares para fazer contatos.

Esses contatos podem gerar negócios, trocas de experiências, ajuda com demandas específicas, e até mesmo grandes amizades.

Como, geralmente, os participantes estão utilizando crachás com suas informações profissionais básicas, fica ainda mais fácil encontrar a pessoa ideal para colaborar com uma demanda específica.

Acompanhamento das tendências

Bons eventos acompanham, e muitas vezes lançam, tendências de mercado. Várias pessoas estão falando sobre boas práticas, o que há de novo e o que vai ou não dar certo no dia a dia.

É uma ótima maneira de se atualizar e acompanhar a evolução do seu setor de atuação para pensar em estratégias para melhorar seus resultados. Com o adicional de, muitas vezes, ter contato com pessoas que já colocaram as novidades em prática, e podem contribuir comentando o que deu ou não deu certo.

No caso da área comercial, por exemplo, essas tendências podem ser métodos de gestão de equipe, ferramentas e tecnologias inovadoras, técnicas diferenciadas de vendas, métricas específicas para análise dos resultados, etc.

Benchmarking

Uma grande forma de aprendizado é por meio do benchmarking, ou seja, estudar e conhecer as melhores práticas. Os bons eventos selecionam a dedo os seus palestrantes e cases, por isso, você tem à disposição o que está acontecendo de melhor no mercado. Assim, tem acesso não apenas a um case, mas a vários deles de uma só vez.

Caso você ache que algo tem tudo a ver com a sua empresa, claro que tem a possibilidade de seguir estudando para aprofundar este conhecimento. E ainda pode aproveitar os famosos espaços de coffee break, para falar diretamente com este contato e buscar todas as informações que precisa.

Fazer negócios

Como já comentamos, nos eventos, as pessoas estão mais dispostas a falar sobre trabalho, fazer contatos e também negócios. Se houver feiras e expositores, é uma oportunidade ainda mais clara, com o espaço ideal para quem está expondo ou visitando o local.

Os expositores já estão preparados para fazer exposições rápidas e diretas. Dessa forma, também é possível ter acesso a diferentes empresas em um curto espaço de tempo, e aprofundar os contatos mais interessantes no período pós-evento.

Mas, independente disso, os crachás também já ajudam bastante na priorização contatos. Por isso, não esqueça o cartão de visitas e procure as pessoas que são interessantes para você e para a sua empresa. Entre um café e outro pode surgir uma grande oportunidade.

Currículo

Além de todo esse conhecimento, networking e possibilidade de fazer negócios, você ainda ganha um novo item para adicionar no seu currículo.

Profissionais que costumam participar de eventos importantes da sua área são bem vistos no mercado, pois mostram que estão preocupados com a sua evolução constante como profissional e também com o desenvolvimento do setor.

Só não se esqueça de questionar se o evento emite certificado, assim você pode comprovar a sua participação em um processo seletivo ou em qualquer outra situação.

Conhecimento

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? E ele está à disposição o tempo todo em eventos!

É possível que algumas informações você até já tenha visto na sua trajetória profissional ou acadêmica, mas ao relembrá-las, é comum darmos um novo significado a elas. Ou ainda relembra o que já estava esquecido na memória.

Assim, selecionando as principais informações e colocando em prática, você consegue melhorar seus resultados, otimizar os seus processos e ainda inovar.

Motivação

Ver novas possibilidades, conhecer novas pessoas, aprender novos conteúdos e muitas vezes ainda dar boas risadas traz uma motivação enorme para o dia a dia.

O bom evento é aquele que você sai com a força de vontade para fazer diferente, que precisa parar para organizar as suas ideias em meio a tantos insights que surgiram.

Aprender coisas novas e ter informações de qualidade  traz motivação e vontade de “colocar a mão na massa”, e esse é um dos motivos pelos quais os eventos são tão importantes na área comercial. Já que um vendedor desmotivado, não transmite a segurança, perde vendas e deixa de entregar tudo o que poderia.

Mas atenção! É preciso ter cuidado

Para que o evento realmente valha a pena, é preciso colocar a mão na massa. Analisar as anotações e tudo que se aprendeu e fazer um planejamento para adotar ações diferentes na sua rotina.

Se você é gestor e levou a sua equipe a um evento: parabéns! Você realmente está preocupado com o desenvolvimento da sua empresa e de seus funcionários. Mas depois do evento, é importante conversar com eles sobre a percepção de cada um após o evento e definir ações para gerar valor para a empresa.

Dessa forma, os eventos devem ser vistos como investimentos, já que trarão resultados para a empresa, direta ou indiretamente.
Se você quiser começar a colocar em prática tudo isso que viu neste post, aproveito para te convidar a participar do Alcance, um evento de vendas voltado para indústrias, distribuidoras e representantes comerciais. Mais informações em: eventoalcance.com.br

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari

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