Potencialize a gestão dos representantes e venda mais


Potencialize a gestão dos representantes e venda mais

Dólar alto, PIB sem crescimento, economia em recessão. O cenário é, de fato, desalentador. Em tempos como este, o gestor comercial corre atrás de maneiras de driblar a crise e evitar o prejuízo no fim do mês. Só que o que muito gestor não sabe é que ele mesmo pode dar o suporte necessário para que o seu representante comercial aumente sua performance e venda mais, mesmo sem ser um funcionário CLT da sua empresa.

Afinal de contas, é o representante que está na rua todos os dias, lidando diretamente com os seus clientes e sabendo exatamente o que eles desejam comprar ou não. Por isso, ajudar o seu representante a alcançar o sucesso é ajudar a si mesmo a alcançar o sucesso.

Saiba 4 maneiras de melhorar a gestão dos seus representantes e vender mais:

1) Evite processos operacionais

A grande maioria dos representantes comerciais passa o dia todo fora, prospectando e fazendo follow-up com clientes. Ao chegar ao escritório, quase no fim do expediente, ele ainda precisa passar a limpo todos os pedidos feitos, seja digitando no sistema da própria empresa, seja enviando por e-mail.

Quando termina, ele já está cansado e estressado. Imagina só se ele não precisasse fazer hora extra todos os dias apenas para preencher planilhas? Se a sua empresa utilizasse um sistema de emissão e recebimento de pedidos automático isto seria possível. E todo mundo sairia ganhando.

2) Ofereça ferramentas que ajudem a vender mais

Justamente por não ser funcionário da empresa, dá-se pouca atenção ao acompanhamento da performance do representante. Desde que ele venda, está bom. Entretanto, ele poderia vender muito mais se recebesse um incentivo maior para isso.

Lembre-se de que ele trabalha com diferentes empresas. Para qual você acha que ele vai se dedicar mais: a que aparece apenas uma vez por mês cobrando resultados ou aquela que mantém um contato frequente e que o ajuda a acompanhar as próprias metas e a buscar melhorias?

3) Preocupe-se (de verdade) com o seu representante

É uma questão de empatia: se você mostrar que se importa verdadeiramente com o crescimento profissional do seu representante, da mesma forma que faz com seus vendedores CLT,  ele também vai se importar mais com a sua empresa e os seus produtos.

Lembre-se: ajudar o seu representante a ser bem-sucedido é ajudar a sua própria empresa a alcançar o sucesso. 😉

Quer conhecer outras dicas para melhorar a sua gestão de representantes? É só baixar de graça o  e-book da Meus Pedidos, “Gestão de representantes: conquiste o comprometimento e aumente o desempenho do seu time de vendas”.

Aproveite e compartilhe a sua experiência em gestão com a gente! =)

 

 

Compartilhar
Twittar
Compartilhar