“Sem o representante comercial não há cliente”


“Sem o representante comercial não há cliente”

Para trabalhar com vendas, é preciso ter um certo dom. Afinal de contas, vender a primeira vez todo mundo consegue, o difícil mesmo é fidelizar o cliente”, conta Alexandra Ruy, da Arte Móveis & Design de Interiores, de Porto Ferreira, São Paulo.

Alexandra já chegou a ter sua própria loja e, após dois anos na Arte Móveis, assumiu a gerência de vendas da empresa. Segundo ela, um dos principais desafios de quem trabalha na área é o de encontrar novos profissionais qualificados no mercado, que tenham conhecimento sobre técnicas de vendas e, principalmente, empatia para lidar com o cliente.

“Os representantes também trazem uma porcentagem significativa de clientes para a empresa. Por isso, precisamos de vendedores talentosos que nos ajudem a crescer”, completa. Uma dica para quem deseja se destacar no mercado é estudar muito, além de entender muito bem sobre o produto que vende.

Conhecer as principais técnicas de vendas e de prospecção de clientes, assim como manter-se informado sobre as últimas novidades do seu setor de atuação, fazem toda a diferença.

Feiras: oportunidade para divulgação e venda

Um dos modos de fazer isso é frequentando feiras e eventos da área. “Desde o início da empresa, nós participamos de feiras, esta é uma ótima oportunidade de expor nossos produtos aos clientes, e de fazer networking”, conta Alexandra. Inclusive, a Arte Móveis esteve presente na Expo Milão, a maior feira de design do mundo que, nesse ano, acontece na Itália.

Ao participar de feiras e eventos do setor, a Arte Móveis percebeu a necessidade de utilizar um sistema que facilitasse a emissão de pedidos no local. Foi em um desses eventos que o técnico de informática da empresa conheceu a Meus Pedidos e decidiu incorporar o uso do software na Arte Móveis.

Hoje, dois anos depois, Alexandra utiliza as informações disponíveis no sistema para analisar o desempenho da sua equipe de mais de 40 vendedores externos. “Nosso time atua em diversas regiões do país, por isso, precisávamos de uma ferramenta que nos permitisse gerenciar esse trabalho à distância. O representante comercial é a nossa principal força de vendas. Sem ele, não teria sido possível nos expandirmos nacionalmente, já que é o representante quem leva o nosso nome para todo o Brasil, inclusive para locais de difícil acesso”, completa.

Confira outros cases de sucesso no nosso blog. Quer compartilhar sua experiência com a gente? É só comentar! =)

Compartilhar
Twittar
Compartilhar