Tecnologia 4G promete mais velocidade, mas tem cobertura limitada


Tecnologia 4G promete mais velocidade, mas tem cobertura limitada

À medida que a economia avança, as empresas precisam utilizar a mobilidade para impulsionar suas vendas. Os representantes que vão até os clientes não podem perder tempo para gerar pedidos e obter rápido retorno das diferentes unidades de negócios. A tecnologia 4G, a quarta geração de internet móvel, vem como uma esperança para esses profissionais, pois proporciona mais velocidade (até 10 vezes mais rápida que a 3G). A má notícia é que ainda deixa a desejar no quesito cobertura.

Veja quais cidades já são cobertas

  • Claro: Belo Horizonte, Brasília, Búzios, Campos do Jordão, Curitiba, Fortaleza, Parati, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Alegre.

  • TIM: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador.

  • Oi: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador.

  • Vivo: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo; região do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul).

Ainda não chegamos lá

A determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é que, inicialmente, as operadoras de telefonia móvel cubram com 4G todas as cidades-sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo devem ser cobertas pelas quatro operadoras até o final de 2013. Não há previsão para que o serviço seja nacional – visto que ainda hoje nem a 3G alcança todos os municípios brasileiros.

Diante dessa cobertura reduzida, a maioria dos executivos de negócios e representantes que viajam ou cuja área de atuação inclui cidades fora desse mapa precisará continuar contando com ferramentas e aplicativos que não necessitem de conexão com internet. Especialmente aqueles que vão ao interior do país, que ainda hoje não tem boa cobertura da tecnologia 3G.

Avanços da 4G em relação à 3G

Além de ter os mesmos benefícios da 3G, como navegação na internet em lugares abertos ou interior de prédios, a 4G tem velocidade de transmissão de dados superior e suporta mais protocolos de rede, inclusive aproximando a velocidade de navegação móvel à da internet fixa, uma melhoria significativa no serviço. São características importantes para os profissionais de vendas, por exemplo, que precisam fazer downloads de catálogos, visualização de vídeos, envio de e-mails com imagens e até videoconferências.

Aparelhos compatíveis

Segundo informações que levantamos nos sites das operadoras Claro, Tim, Oi e Vivo, há no Brasil pelo menos 10 aparelhos compatíveis com a tecnologia 4G. São eles: BlackBerry Z10, Express, Galaxy SIII LTE, LG Optimus F5, LG Optimus G, Samsung Galaxy, Motorola Razr HD, Nokia Lumia 820, Nokia Lumia 920, Samsung, Samsung Galaxy S4 e Sony Xperia ZQ.

Alguém já testou esta nova tecnologia? Conte sua experiência nos comentários.

 

 

Compartilhar
Twittar
Compartilhar