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Vendas: por que você não precisa ter medo de inovar


Vendas: por que você não precisa ter medo de inovar

Certamente você já percebeu que a quantidade de informações que recebemos diariamente é enorme e que, em todos os setores, as novidades e possibilidades de inovação surgem com frequência. Na área de vendas não é diferente.

Mas, em meio a tantas informações e estímulos, como fazer para escolher as melhores opções, que realmente te tragam resultados, e não ficar para trás no mercado? Separamos algumas dicas para te ajudar a escolher as melhores ferramentas e inovar com segurança.

1. Menos é mais

Não adianta você ter dez ferramentas diferentes e não saber mexer nelas e extrair o que elas têm de melhor. Dê preferência a plataformas unificadas, que ofereçam várias funções. Assim, você se adapta melhor à linguagem da ferramenta, cria relacionamento com a equipe de suporte e evita retrabalho com relatórios e cadastro de informações.

2. Escolha boas empresas fornecedoras

Especialmente no caso de soluções tecnológicas, analise a empresa que você está contratando. Veja como é o seu atendimento, a quantidade de clientes e funcionários, se é uma empresa que está em contato com o mercado e em constante desenvolvimento.

Estar conectado a boas empresas garante que você estará a frente do mercado, e acompanhará a sua evolução, já que as suas novas ferramentas sempre são baseadas em pesquisas e análises.

3. Verifique se a inovação é uma aposta ou tendência

A palavra inovação às vezes causa um certo medo, como se a novidade fosse uma aposta. Mas em muitos casos a inovação, na verdade, é uma tendência. Ou seja, é algo que já foi comprovado que está dando certo e irá atingir muitas pessoas.

Um exemplo recente é o uso do What’sapp. Inicialmente, era uma ferramenta inovadora de comunicação e, hoje, os poucos que não o utilizam são vistos como ultrapassados.

Neste sentido, vale a pena estudar tendências de mercado, avaliar como as grandes empresas estão se comportando e o que está acontecendo em outros países. Assim, é fácil identificar uma tendência.

O relacionamento com bons parceiros e fornecedores, como comentado no item 2, também ajuda, pois boas empresas identificam essas tendências antes de lançar um novo produto ou funcionalidade.

4. Desmistifique o seu mercado

Provavelmente você já se pegou pensando algo como “isso é ótimo, mas não funciona para mim ou para os meus clientes”. Mas será que você não está subestimando o seu potencial ou dos seus clientes?

Na maioria das vezes, sim. Porém, você só vai descobrir isso quando fizer testes e colocar em prática a sua inovação.

5. Entenda a ferramenta e coloque em prática

Estude a ferramenta que você irá adotar. Conheça suas funcionalidades, veja como é possível utilizá-las no seu negócio e o que precisa ser feito para alcançar os resultados esperados.

O próximo passo é colocar tudo isso em prática. A aplicação de novas tecnologias no seu negócio também necessita do seu envolvimento, pois elas não fazem a mudança “sozinhas”. Isso garantirá que você realmente veja resultados com a utilização na nova ferramenta.

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6. Não espere até o último segundo

Às vezes, a gente fica esperando ver o resultado de outras pessoas para comprovar a eficiência da novidade e acaba perdendo o “timing”, ou seja, o “principal momento” da inovação. Quando todos já estão utilizando uma nova ferramenta, ela deixa de ser um diferencial e passa a ser um pré-requisito.

Neste momento, se você não adotou a tecnologia com antecedência, perdeu a chance de passar a imagem de inovador, e ainda vai levar um certo tempo até adotar a novidade na sua rotina, o que pode levar a perda de vendas e até mesmo de clientes.

Então, analise com atenção, mas não deixe de pensar em novidades para oxigenar o seu mercado e as suas vendas! Estar comprometido com o desenvolvimento da sua empresa ou da sua representação é o que garantirá o seu sucesso atual e, principalmente, futuro.

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari

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