Conciliar vida profissional e pessoal: o desafio do representante


Conciliar vida profissional e pessoal: o desafio do representante

Ser representante comercial não é fácil. Esta carreira exige muita dedicação e esforço pessoal, já que é preciso lidar com clientes nem sempre muito educados, pegar trânsito todos os dias, bater metas cada vez mais difíceis… Nessa correria toda, dá tempo para se dedicar à vida pessoal?

A resposta: tem que dar. O que importa não é trabalhar mais, e sim, trabalhar melhor. O grande desafio é descobrir como fazer isso. Confira algumas dicas:

Organize sua rotina

O tempo é o mesmo para todos, mas parece que algumas pessoas conseguem fazer o dia render muito mais do que outras. Já reparou nisso? Pois é, o segredo é ser organizado, estabelecendo uma rotina diária de atividades a cumprir. Veja quais são as pendências do dia, estabeleça as prioridades e saiba, de maneira realista, quantas horas você precisa para finalizar cada demanda.

Nesse meio tempo, desligue-se de tudo e dedique-se exclusivamente a essa tarefa. Você vai se sentir muito satisfeito consigo mesmo quando chegar o fim do dia e você tiver cumprido sua lista de afazeres.

Otimize processos

Muitas vezes, devido à grande demanda de pedidos para enviar, comissões para calcular e relatórios para entregar, o representante precisa estender o expediente um pouco ou levar trabalho para casa. Só que esse problema pode ser facilmente resolvido com o uso de um sistema de vendas digital.

Esse método permite que as suas comissões sejam calculadas automaticamente, com base na porcentagem estipulada antes da venda. Além disso, os pedidos podem ser emitidos com agilidade na frente do cliente e já encaminhados por e-mail para o consumidor e para a fábrica, evitando retrabalho posterior.

Assim, o representante agiliza os processos burocráticos típicos do setor, sem precisar fazer hora extra para dar conta de tudo. Manoel Paixão, há 30 anos no mercado, explica que a principal vantagem do uso desse software de vendas é justamente a possibilidade de ter mais tempo livre: “é muito bom você poder chegar ao final de um dia de trabalho com todo o material organizado, sem precisar perder tempo digitando novamente um pedido”.

Economizando tempo com processos operacionais, principalmente aqueles fora do horário de expediente, você consegue se dedicar melhor às pessoas que  ama e viver com mais qualidade de vida.

Desligue-se!

Viver em um mundo conectado 24 horas pode trazer ansiedade e nervosismo. A solução pode ser utilizar um final de semana para se desligar um pouco, nem que seja por algumas horas. Aproveite esse tempo para realmente descansar: desligue o celular e saia do computador e da televisão para passear pela cidade em que você vive ou fazer uma viagem para o campo ou à praia.

Tirar um ou dois dias de folga é bom para relaxar e, de quebra, até pode ajudá-lo a ter aquela ideia genial que você tanto procurava mas que, com tanta coisa na cabeça, não conseguia nem parar para pensar a respeito.

Cuide da saúde

Muita gente argumenta que não tem tempo para se exercitar por causa da rotina extenuante do trabalho, mas a verdade é que é possível manter a saúde em dia mesmo tendo um dia atribulado. Caminhar 30 minutos, três vezes por semana, já faz diferença. Trocar o elevador pela escada sempre que possível também. Só não se esqueça de cuidar da alimentação e do sono: dormir pelo menos oito horas por noite reduz o stress e ainda aumenta a disposição, tornando-o mais produtivo.

Tenha equilíbrio

Este é o segredo para ser feliz. Saber conciliar trabalho, vida pessoal e cuidados com a saúde é essencial para alcançar o sucesso profissional. De nada adianta trabalhar horas e horas se no dia seguinte você estiver cansado e desmotivado.

Claro, é preciso ter consciência de que, às vezes, precisamos fazer alguns sacrifícios e que trabalhar até mais tarde de vez em quando faz parte da vida. O problema é quando isso deixa de ser exceção para virar rotina. Nesse caso, é hora de rever suas prioridades. Lembre-se: o importante não é trabalhar mais, mas melhor.

Quer saber, na prática, como um sistema de vendas digital pode ajudar você a organizar sua rotina? Então cadastre-se no site da Meus Pedidos e ganhe 7 dias de acesso grátis a todas as plataformas: web, Android e iOS!

Você tem alguma dica para equilibrar vida pessoal e profissional? Então compartilhe com a gente nos comentários!

 

Meus Pedidos

Meus Pedidos

Somos uma empresa especializada em soluções para equipes de vendas externas. Estamos no mercado desde 2010 e atendemos milhares de indústrias, distribuidoras e empresas de representação comercial de todo o país.
Meus Pedidos
Compartilhar
Twittar
+1
Compartilhar