Como prospectar clientes


Como prospectar clientes

Há quem diga que prospectar clientes é uma arte. Como se houvesse um segredo, restrito a poucos, para aumentar a clientela. No entanto, com uma rápida pesquisa na internet, qualquer empreendedor percebe que este “segredo”, guardado a sete chaves por muitos concorrentes, é uma tarefa mais fácil do que se imagina: além de adotar um comportamento proativo, a gestão terá de investir financeiramente em diferentes estratégias para atrair a atenção do seu público-alvo. Nesse ponto, não há como ser diferente.

No entanto, infelizmente ainda existem muitos empresários que enfrentam dificuldades nesse momento tão crucial para o bem-estar do negócio. Sem orientação e planejamento, é realmente complicado dar os primeiros passos nessa empreitada, que pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. É por esse motivo que a equipe do Meus Pedidos resolveu abordar algumas das principais estratégias para conseguir prospectar clientes. Confira logo a seguir!

1 – Marketing de conteúdo

“Gerar leads” é uma das expressões do momento. Afinal, a compreensão atual é a de que prospectar nem sempre é uma tarefa instantânea, e sim um processo. Primeiro é preciso gerar uma base qualificada de clientes em potencial para que, então, seja realizado um trabalho envolvendo as equipes de marketing e vendas. Com esse propósito, o marketing de conteúdo tem sido cada vez mais utilizado no mercado.

Basicamente, a ideia é oferecer conteúdo de qualidade para o seu público-alvo, principalmente por meio dos blogs e das mídias sociais. Além de engajar o público e educá-lo sobre a área de atuação da sua empresa, é possível ter como contrapartida do conteúdo algumas informações básicas, que poderão ser usadas posteriormente.

2 – Exposições, feiras e eventos de mercado

Essa é uma excelente maneira para ir diretamente atrás do seu cliente. Aqui será estabelecido um contato importante que poderá ser aproveitado no futuro. Evidentemente, o ideal é que se faça uma pesquisa dos principais eventos que tenham correlação com a sua área de atuação antes de procurar a participação. Porém, não se engane: não basta sair por aí distribuindo cartões ou apresentando discursos de venda; é preciso investir seriamente para passar credibilidade. Sempre que possível, principalmente nas feiras e exposições, tenha seus stands próprios.

3 – Buzz Marketing (boca-a-boca)

Se a sua empresa não consegue fidelizar clientes, não há por que procurar por novos. Na verdade o ideal é que, além de fidelizar, a empresa busque o engajamento, para que o próprio cliente se torne um defensor fiel da marca e repasse as informações para outras pessoas.

Por onde começar? Pelo atendimento, principalmente o pós-venda. De acordo com pesquisa realizada pelo Portal do Consumidor, 44,6% dos entrevistados afirmaram que o pós-venda é uma das principais carências das empresas. Portanto, aposte nesse diferencial, atenda bem o cliente e veja sua clientela aumentar naturalmente.

4 – Anúncios

O conceito já está até martelado: a publicidade é a alma do negócio. No entanto, quando nos referimos a publicidade hoje, não estamos falando apenas das mídias tradicionais. Existem diversas outras ferramentas muito eficazes no alcance de novos clientes. O Google Adwords, por exemplo, normalmente traz excelentes resultados, bem como o remarketing nativo no Facebook e no próprio Google – aqueles anúncios que aparecem frequentemente sobre determinado produto, logo após você ter frequentado o site X de vendas e feito uma pesquisa sobre ele.

Você já investe em prospecção? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Se busca um material mais completo sobre o assunto, baixe gratuitamente o nosso ebook!

 

Compartilhar
Twittar
Compartilhar