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Mercado de beleza deve crescer pelo menos 10% no Brasil em 2013

O setor de cosméticos tem comemorado o aumento das vendas em 2013. Segundo pesquisa feita pela ABRADILAN (Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais), até o momento, a expectativa de crescimento na venda de produtos de beleza é de pelo menos 11% entre os distribuidores de cosméticos para o varejo. Os mais otimistas apontam que o aumento pode chegar a 40%.

Com o brasileiro gastando mais em produtos cosméticos e em higiene pessoal, o mercado da beleza se torna muito atrativo para quem trabalha com vendas externas. E neste cenário é importante que o representante comercial esteja preparado com uma técnica de vendas condizente com o atual momento da indústria no país.

Uma representação comercial efetiva deve levar em conta aspectos relevantes, como em que pontos de venda deve-se investir. É importante focar nos setores do varejo onde o market share está aumentando. Supermercados, por exemplo, deixaram de ser o principal fornecedor deste tipo de produto. O que se percebe é um aumento na busca por cosméticos e produtos de higiene pessoal em farmácias. Neste cenário, é importante focar não só nas grandes redes, mas também em pontos de venda menores e únicos.

Escolher o tipo de produto a oferecer também é importante para obter sucesso nas vendas externas. Com o aumento de expectativa de vida da população e a busca por mais saúde em todas as fases da vida, os dermocosméticos e produtos anti-idade estão em alta. Esmaltes também valem a aposta. Com a abertura de diversos salões especializados em unhas, o contato direto com as manicures e proprietários pode ser um excelente canal de vendas.

Aproveite o bom momento da indústria de cosméticos

Os salões de beleza tradicionais também aumentaram. Uma pesquisa realizada pela ANABEL (Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza) apontou que entre 2005 e 2010 o número destes estabelecimentos no Brasil quase dobrou. Atualmente, contabilizam mais de meio milhão.

O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza no mundo – atrás apenas de Estados Unidos e Japão. A perspectiva para representantes comerciais nesse segmento é animadora para os próximos anos. O segredo é saber em que nicho do setor investir. Se ainda há dúvidas, pesquise por produtos inovadores para representar. Outra dica é investir em produtos para parcelas da população consumidora que sempre estão se renovando, como gestantes e produtos de higiene para bebês.

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