Descubra porque ser legal vai te ajudar a vender mais


Descubra porque ser legal vai te ajudar a vender mais

Como já dizia Jeffrey Gitomer, autor de A Bíblia de Vendas, “em uma venda, nada constrói um vínculo mais rápido que o humor”. Uma piada inteligente e contada na hora certa pode quebrar o gelo e aproximá-lo daquele cliente em potencial, aumentando as chances de fechar uma venda.

Mas não são apenas as piadas que definem um vendedor simpático. Um estudo de 2014 da companhia sueca Beter Business World Wide mostrou que os vendedores brasileiros estão em penúltimo lugar em um ranking internacional de simpatia. A principal reclamação dos consumidores é a falta de sorriso no rosto do vendedor ao atender um cliente.

Você se reconheceu aí? Então saiba como mudar esta atitude e adotar uma postura mais simpática na hora de vender:

1- Gentileza gera gentileza

Este velho ditado não poderia se encaixar melhor na área de vendas. Se vocêr quer que o cliente te escute, primeiro ouça o que ele tem a dizer. Primeiro pergunte quais os problemas que ele anda enfrentando e, com base nas necessidades dele, ofereça algo que possa ajudá-lo de verdade. Lembre-se: o bom representante não vende um produto, mas uma solução.

2- Seja honesto

Ninguém gosta de ser enganado. Não adianta prometer entregar o produto na segunda-feira se o prazo da fábrica é de 15 dias. Você pode até ter conseguido fechar esta venda, mas pode ter certeza de que este cliente dificilmente voltará a comprar de você.

3- Tenha paciência

Você não conquista ninguém da noite pro dia, por que com o cliente seria diferente? Pois é. Relacionamentos são construídos com paciência, dedicação e tempo. Por isso, se você perceber que o cliente não está mesmo interessado na compra naquele momento, não insista. Agradeça a oportunidade e mantenha contato. Quando ele realmente precisar daquele produto, irá se lembrar de você, pode ter certeza. Conheça mais 4 dicas para fidelizar clientes e vender mais.

4- Não force a barra

Sabe aquela pessoa que tenta ser legal, mas que está na cara que está sendo falsa? Pois é, ninguém gosta disso. E com vendas não seria diferente. Seja simpático, mostre interesse no cliente, mas não exagere. Não finja uma preocupação irreal apenas para agradá-lo.

Existem diversos tipos de pessoas simpáticas por aí. Tente ser o mais natural possível, de um jeito que você se sinta confortável, e abra aquele sorriso sincero pro cliente. Pronto! Agora sim você já pode vender! =)

Gostou do nosso post? Tem outras dicas de vendas? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários!

 

Compartilhar
Twittar
Compartilhar