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O que fazer para vender mais em 2017


O que fazer para vender mais em 2017

Hoje, aproveitando o início de ano, nós temos uma informação extremamente importante para passar a você que quer aumentar suas vendas em 2017. Pode parecer óbvio, mas é fundamental que você saiba: se você continuar fazendo as mesmas coisas, nada irá mudar.

O começo de ano é um período em que as pessoas refletem sobre o que fizeram e definem novos objetivos. E isso é ótimo! É uma renovação da energia para o ano que está vindo! Mas estes objetivos serão apenas sonhos se você não tiver metas bem definidas e não decidir fazer um ano diferente.

Você quer vender mais? Quer crescer na empresa? Quer ter qualidade de vida? Então avalie, faça um planejamento e esteja aberto a novidades.

Reflita sobre o ano anterior com sinceridade

Antes de começar a despejar seus objetivos no papel, reflita sobre o ano de 2016. O que você fez? O que você deixou de fazer? O que poderia ter feito de forma diferente?

Para muitas pessoas, 2016 foi um ano difícil, que trouxe empecilhos maiores para alcançar os resultados. Mas reflita com sinceridade sobre qual o verdadeiro impacto da crise no seu negócio. Se você tivesse feito algo de diferente, o resultado poderia ser outro?

Às vezes a gente tenta “se enganar”, colocando a culpa em outras pessoas ou situações. Então, seja sincero consigo mesmo para ter uma melhor compreensão do mercado e se abrir para novas oportunidades.

Pense e faça diferente

O mercado está mudando, tem novas necessidades e está cada vez mais exigente. O que você tem feito para oferecer uma experiência diferenciada ao seu cliente?

A inovação nas vendas também traz aumento de resultados. Analise como a tecnologia pode ajudar nas suas vendas, estude o mercado, ofereça ao seu cliente as informações que ele realmente precisa e faça vendas consultivas.

Se você tem medo de inovar, faça alguns testes. Comece adotando a nova abordagem, tecnologia ou qualquer outra novidade com alguns clientes, sinta a recepção deles e faça as adaptações necessárias para atingir as expectativas individuais.

O importante é não ficar parado, se comprometer em melhorar sempre e saber que qualquer mudança depende de você.

Defina metas

Com esse novo pensamento, chegou a hora de definir o que fazer para vender mais e melhorar seus resultados.

O ano de 2017 já começa com expectativas positivas no cenário econômico, mas ainda com algumas incógnitas devido ao andamento da política brasileira. Então, aproveite a onda de otimismo para pensar e colocar em prática as metas de crescimento, levando em consideração todos os aprendizados do período de crise.

Não adianta dizer apenas “minhas vendas vão crescer 15% em 2017”, você precisa saber e definir os passos para chegar lá. Isso se reflete na criação de metas, por exemplo:

Objetivo: Aumentar em 15% as vendas de 2017.

Metas:

  • Analisar meus clientes inativos e entrar em contato com 10% deles a cada mês.
  • Aumentar em 5% o ticket médio de cada cliente ativo fazendo vendas consultivas e reforçando a apresentação de novos produtos.
  • Participar de 2 eventos de vendas por ano para me atualizar em relação às novidades em vendas.
  • Estudar e selecionar até dia 15/02 tecnologias que colaborem na organização das minhas vendas e aumente o alcance de mercado.
  • Realizar uma campanha de vendas/fidelização de clientes a cada semestre oferecendo benefícios a partir de determinado padrão de compras.

Percebeu a diferença? Claro que este é apenas um exemplo e você deve adequar suas metas e objetivos à sua realidade. Porém, é importante notar que as metas devem definir um caminho a ser seguido para alcançar o objetivo maior.

Metas Smart

Se você tem dúvidas em como criar metas, uma dica é utilizar o método S.M.A.R.T., ou seja, a meta deve ser:

  • eSpecífica: mostrar o que deve ser feito sem deixar dúvidas.
  • Mensurável: ser medida de alguma forma.
  • Atingível: ser possível de alcançar.
  • Relevante: ser desafiadora e importante para alcançar o objetivo maior.
  • Tempo: ter datas ou periodicidade bem definidas para realização.


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A hora de começar é agora

Depois que você se abriu a novas oportunidades, definiu todos os seus objetivos e estipulou suas metas, é hora de colocar a mão na massa. Algumas pessoas ainda têm a ideia de que no Brasil o ano começa somente depois do carnaval. Isso não é verdade! A hora de começar é agora!

Aproveite esse espírito de renovação que o mês de janeiro tem, esteja à frente de quem quer adiar o começo do ano, e acompanhe as pessoas que já começaram o ano com toda disposição para fazer 2017 melhor. Pode ter certeza que um mês vai fazer muita diferença no seu resultado!

Para finalizar, suas metas não devem ficar guardadas em uma gaveta para você conferir no final do ano se as atingiu ou não. Elas devem acompanhar o seu dia a dia, o tempo todo, e devem ser readaptadas se necessário.

O comprometimento com o seu resultado é o que fará um 2017 realmente diferente.

Laís Mezzari

Laís Mezzari

Marketing e Vendas em Meus Pedidos
Mestre em Administração pela ESAG/UDESC, MBA em Gestão de Marketing pelo INPG e bacharel em Jornalismo pela UFSC.
Laís Mezzari

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