4 dicas para uma boa negociação em vendas


4 dicas para uma boa negociação em vendas

Vendedores trabalham com o público dia após dia nos mais diversos ambientes e, para conseguir sucesso nas vendas, é necessário ter certa capacidade de persuasão e de estratégia. Veja abaixo como desenvolver estas e outras habilidades. Confira as dicas:

Mantenha o foco no cliente

É essencial que fundamente todo o seu discurso de vendas na pessoa para quem você está vendendo. Parece um ponto óbvio, mas são muitos os vendedores que chegam falando diretamente sobre o que estão vendendo, detalhando a atuação da empresa que representam, sua história, sem pensar em nenhum momento em adequar o discurso ao cliente.

A grande verdade é que todo consumidor quer saber qual é a vantagem que ele terá ao adquirir o produto ou serviço que você está vendendo. Portanto, comece a negociação com este ponto na cabeça e encaixe seu discurso à necessidade da pessoa. Guarde os outros detalhes sobre a empresa que você representa para um segundo momento, quando você já tiver conquistado o interesse do cliente.

Conheça o que você está vendendo

Saiba tudo sobre o produto ou serviço que você está negociando. Não existe nada pior que um consultor de vendas que claramente não sabe nada sobre aquilo que está vendendo. Aprenda como funciona, quem pode se beneficiar mais com seu uso, problemas de desempenho e todo o tipo de informação que você possa imaginar. Quanto mais informado você estiver, mais chances existem de o cliente fechar a venda simplesmente por que você foi capaz de responder todas as suas perguntas (inclusive as desagradáveis).

Seja persistente sem ser insistente

Existe uma linha tênue entre as duas posturas que todo consultor de vendas deve aprender. Não insista com um cliente que disse não mais do que duas vezes. Se você continuar pressionando o consumidor, ele não só não comprará o que você está vendendo como sairá da negociação com uma péssima imagem — sua e da sua empresa. Por outro lado, se você for educado e atencioso, mesmo que não feche a venda, será lembrado com carinho pelo cliente, que certamente voltará quando precisar comprar algum outro produto ou serviço.

Seja objetivo

Nenhum cliente quer passar horas em uma negociação de vendas. É provável que você já tenha tido certo trabalho para convencer o cliente a reservar um tempo do seu dia para recebê-lo, então é importante usar estes minutos com sabedoria. Seja rápido e conciso no seu discurso, ressaltando pontos-chave, como os principais benefícios do seu produto ou serviço e os motivos pelos quais eles são perfeitos para o consumidor. Depois de fechar a venda, é hora de parar. Muitos vendedores cometem o erro de continuar falando sobre as vantagens do que estão vendendo mesmo após terem fechado negócio, o que pode deixar o cliente impaciente e prejudicar a imagem do profissional e da empresa.

Acredite no que você está vendendo e coloque o interesse do cliente sempre em primeiro lugar e você se sairá bem. Siga as nossas dicas e será mais fácil fechar as negociações com sucesso! Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

 

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