Como procrastinar menos e aumentar a produtividade em vendas


Como procrastinar menos e aumentar a produtividade em vendas

A procrastinação é um dos principais vilões da produtividade. Sabe aquele relatório de vendas que você precisa entregar o quanto antes, mas morre de preguiça de fazer? E os e-mails de clientes que não param de chegar? Isso sem falar nos comentários dos seus amigos nas redes sociais…

Ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo e, sem foco, chega o fim do dia e você percebe que não terminou nem metade dos seus afazeres. Confira agora algumas dicas matadoras para resolver esse problema de vez e aumentar a sua produtividade em vendas:

Tenha foco

Estudos científicos têm comprovado que ser multitarefa não significa ser necessariamente mais produtivo. Quando você tiver uma atividade importante para fazer, como analisar o perfil de um cliente em potencial antes de entrar em contato com ele, é preciso se concentrar para fazer um trabalho mais eficiente e mais ágil.

Feche todas as abas do navegador do seu computador, deixando aberta apenas as páginas essenciais para a realização dessa tarefa. Isso inclui fechar o Facebook e o e-mail, além de desativar as notificações do seu celular.

Você vai ver como, sem essas pequenas distrações, você consegue terminar o seu trabalho mais rapidamente; além de cumprir a tarefa com mais qualidade, o que vai atrair resultados mais positivos.

Estabeleça horários para checar o seu e-mail e as redes sociais

Sua caixa de entrada vive cheia: são e-mails de clientes solicitando orçamentos, representadas pedindo mais informações sobre um pedido, prepostos querendo tirar dúvidas… Se você for responder cada e-mail na hora que eles chegam, você simplesmente não vai conseguir fazer mais nada.

Por isso, o ideal é ter um horário pré-definido para checar os seus e-mails, como no momento em que você chega na empresa, cerca de duas horas depois, no horário do almoço etc. Estabeleça um horário que se adeque à sua rotina e ao seu ritmo.

Para as redes sociais, a frequência de checagem deve ser ainda menor, para evitar que você não se distraia com atividades que não sejam urgentes.

Saiba o que é prioridade

Há atividades mais simples, de rotina, que podem ser resolvidas mais facilmente, como emitir um pedido e enviá-lo para a fábrica. Já as demandas estratégicas, como prospectar novos clientes, exigem mais tempo para serem cumpridas; mas, em compensação, trazem um retorno maior.

Por isso, é essencial saber quais são as prioridades do seu negócio e organizar a sua agenda de modo a reservar uma parte do seu dia para o cumprimento dessas demandas. Uma boa tática é utilizar a regra do 80/20: quais são os 20% de trabalho que renderão 80% de produtividade?

Organize sua agenda

Assim que você definir quais são suas prioridades, planeje sua agenda da semana, estabelecendo horários para o cumprimento das suas tarefas. Não se esqueça de anotar as visitas à clientes e representadas, assim como o tempo perdido no deslocamento.

Caso aconteça algum imprevisto e você não consiga finalizar suas demandas do dia, reorganize sua agenda para o dia seguinte de modo a cumprir essas pendências o quanto antes.

Utilize um sistema de vendas 

Sabe o tempo que você gasta passando pedidos para planilhas do Excel? Ou então verificando pastas no computador para analisar o histórico de compras de um cliente? Esses processos podem ser simplificados com o uso de um sistema de vendas digital.

O sistema permite que você faça o pedido no momento da visita, na frente do cliente e, assim que houver conexão com a internet, já é possível encaminhá-lo para a fábrica. Além disso, dá para utilizar a agenda disponível no próprio software para verificar suas atividades do dia, evitando que você esqueça alguma visita importante, por exemplo.

Desse modo, você não apenas ganha mais tempo para se dedicar às demandas mais estratégicas para o seu negócio, mas também consegue se organizar melhor e, consequentemente, ser mais produtivo.

E aí, pronto para dizer adeus à procrastinação? =)

Você tem outras dicas para ser mais produtivo? Então compartilhe com a gente nos comentários!

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