Descubra o segredo para vender mais em feriados


Descubra o segredo para vender mais em feriados

Em época de feriado, muitos representantes comerciais esperam um aumento nas vendas, já outros temem uma queda no número de pedidos. A verdade é que datas comemorativas sempre exigem traçar uma boa estratégia de vendas para não ficar no prejuízo.

A principal dica para quem quer vender mais em feriados é: planeje-se. Assim como você precisa planejar sua viagem de férias com antecedência para conseguir preços melhores, também é necessário organizar sua estratégia de negócios antes para vender mais depois.

O ideal é fazer esse planejamento para o ano todo, já levando em conta os meses mais lucrativos para o seu setor, assim como aqueles em que a demanda é menor. Tendo essa visão de longo prazo fica mais fácil reverter a queda nas vendas nos períodos críticos.

– Seja estratégico:

Vamos supor que você revenda chocolate. Com certeza o melhor período para vender mais é a Páscoa, mas pode ser que, no Carnaval, a demanda seja pequena. Para não acabar fechando no vermelho em certas épocas do ano, é preciso focar as vendas nos meses que antecedem a Páscoa, estabelecendo metas mais altas para esse período.

Assim, você consegue equilibrar os meses de alta e baixa procura, evitando prejuízos ao longo do ano.

– Antecipe-se à concorrência:

Agora que você se planejou e sabe quando vende mais, é hora de entrar em contato com os clientes. Meses antes, visite seus compradores regulares, procure saber quais produtos eles vão precisar nessa data específica.

Oferecer condições de pagamento mais longas e descontos para quem comprar em grande quantidade pode incentivá-lo a querer fechar negócio logo. Entretanto, não esqueça de verificar com a fábrica a disponibilidade de entrega dos produtos antes de emitir o pedido.

– Organização é essencial:

Mesmo que você já utilize um sistema de pedidos, o que facilita (e muito) a organização no dia a dia, seu planejamento pode ir pela culatra se, na época mais puxada do ano, você não conseguir dar conta de tantos pedidos ao mesmo tempo.

Caso você perceba, com antecedência, ou até por experiência prévia, de que não conseguirá atender todos os possíveis clientes sozinho, vale a pena considerar a possibilidade de contratar um vendedor temporário para ajudá-lo. Veja aqui como contratar um vendedor preposto. Se você já conta com o suporte de vendedores prepostos ou com o auxílio de algum funcionário administrativo, ótimo! O importante é deixar muito claro quais são as metas para o período e quais os resultados esperados de cada um.

Também não deixe de planejar a rotina de trabalho de sua equipe durante os feriados.

– Mime o cliente:

Um erro que muitos cometem é descuidar do relacionamento com o cliente nos meses de baixa procura. Se você quer vender mais em feriados, esse pode ser seu diferencial. Ofereça pequenos mimos ao cliente, como um brinde na próxima compra ou uma promoção especial.

O comprador vai se sentir valorizado e, consequentemente, mais propenso a procurá-lo quando precisar de algum produto, independente de que época do ano for. Afinal de contas, seu melhor parceiro para aumentar suas vendas é o seu cliente.

– Descanse!

Feriado não pode ser apenas sinônimo de trabalho. Se você seguir as dicas acima e conseguir se planejar com antecedência, vale a pena tirar alguns dias de descanso na época do ano que for mais tranquila para o seu negócio.

Isso só vai te ajudar a repor as energias, relaxar a mente e o corpo e a voltar ainda mais motivado para encarar os próximos desafios. Afinal de contas, ninguém é de ferro, né? =)

Você tem dicas para aumentar as vendas nos feriados? Então conte pra gente nos comentários!

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